topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Outubro Rosa em Unaí: exames podem ser feitos no local de trabalho da mulher

Falta de tempo. Essa é a alegação de muitas mulheres quando indagadas sobre o motivo de não fazerem exames preventivos de câncer. Casa, filhos, trabalho seriam a causa principal da falta de tempo. Para tentar minimizar o problema, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está propondo ir até as mulheres no seu local de trabalho e tomar, no máximo, dez minutos do seu tempo. Para isso, no entanto, o município espera contar com a compreensão dos empresários e comerciantes. Interessados em beneficiar suas funcionárias com esses exames preventivos, e demonstrar responsabilidade social, podem entrar em contato com a Sesau, pelo telefone 3677-4861, ramal 216, e fazer o agendamento. A ação faz parte do outubro Rosa, mês destacado pelo poder público e pelas instituições ao incentivo à detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero.

 

A divulgação dessa campanha de "ir até a mulher no trabalho" iniciou-se na tarde de terça-feira (1º/10), e até a tarde dessa quarta (2/10), em menos de 24 horas, 12 estabelecimentos unaienses bastante diversificados (variando de colégio/faculdade a supermercado, passando por entidade beneficente a escritório de contabilidade) já fizeram o agendamento na Secretaria de Saúde. A ideia é começar a ação na próxima semana. Antes, porém, será feita uma visita ao estabelecimento interessado, para organizar a atividade.

 

Os critérios de participação da empresa/comércio na campanha são possuir no mínimo 10 funcionárias e oferecer à enfermeira uma sala privativa (no próprio estabelecimento) para a realização dos exames e coleta de material citopatológico (exame de papanicolau). De acordo com a coordenadora da Atenção Primária da Sesau, Sonária Faria, o procedimento (orientação, exame das mamas, análise visual do colo do útero e coleta de material) não vai demorar mais do que dez minutos com cada mulher. "A vantagem é que o patrão não precisa dispensar a funcionária naquele dia e nem é necessário ela se ausentar do seu local de trabalho", enfatiza a coordenadora.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo, representando quase um terço dos casos da doença. No Brasil, as estimativas do Inca apontam que em 2019 quase 60 mil mulheres desenvolverão esse tipo de câncer. Já o câncer do colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. O diagnóstico e a detecção precoce aumentam as chances de controle dos cânceres e de sobrevida da mulher.

 

exmama 0001

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012