topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Setembro Amarelo: unidades de saúde vão falar sobre prevenção ao suicídio

A campanha de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo será lançada, nesta quarta-feira (4/9), na rede pública municipal de saúde. Duas profissionais da equipe multidisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial (médica psiquiatra Flávia Rebelo e enfermeira Karita de Oliveira) vão percorrer PSFs, Hospital Municipal, Policlínica e Caps em rodas de conversa para tirar dúvidas (de outros profissionais de saúde e da população) e passar orientações sobre o tema. Durante a abordagem, as especialistas também vão ouvir pessoas que estiverem se sentindo angustiadas ou que conhecerem outras nessa situação e vão colher dados para um amplo atendimento que está previsto para o dia 28 de setembro, considerado dia D, em Unaí, para ações práticas de prevenção e combate ao suicidio.

 

"Entendemos que há a necessidade de trabalhar essa conscientização, porque o problema vem se agravando e chegando cada vez mais perto de nós", observa a secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira. Ela afirma que o suicídio é um grave problema de saúde pública e que os registros são altos no mundo, no Brasil e no município, não só do autoextermínio, propriamente dito, mas também de tentativas de suicídio e da prática de automutilação, esta última principalmente entre adolescentes.

 

"Isso é muito grave. Muitas vezes a pessoa se reprime, não fala do assunto. E quando percebe que precisa de ajuda, pode ser tarde demais", alerta a secretária, acrescentando que casos de angústia ou depressão devem ser atendidos o mais rapidamente possível. Para falar sobre isso e detectar casos de pessoas angustiadas ou deprimidas, a Secretaria de Saúde já orientou os profissionais e agentes comunitários a convidarem o maior número possível de pessoas para esta roda de conversa nas unidades de saúde.

 

Nessas unidades, as profissionais vão identificar os casos que serão encaminhados para consultas com psiquiatras e psicólogos no dia D.

 

Programação

Quarta, 4 de setembro, às 7h30 – PSF Bela Vista
Quinta, 5 de setembro, às 7h30 – PSF CAIC
Terça, 10 de setembro, às 13h – Policlínica
Terça, 10 de setembro, às 14h30 – Hospital Municipal
Quarta, 11 de setembro, às 7h30 – PSF Canabrava
Quinta, 12 de setembro, às 7h30 – PSF Primavera
Sexta, 13 de setembro, às 7h30 – PSF Cachoeira
Segunda, 16 de setembro, às 7h30 – PSF Divineia
Quarta, 18 de setembro, às 7h30 – PSF Mamoeiro
Segunda, 23 de setembro, às 7h30 – PSF Novo Horizonte
Terça, 24 de setembro – CAPS
Quarta, 25 de setembro, às 7h30 – PSF Jacilândia
Quinta, 26 de setembro, às 7h30 – PSF Novo Jardim
Sexta, 27 de setembro, às 7h30 – PSF Politécnica
Sábado, 28 de setembro, às 9h – Praça JK (da Prefeitura)

 

suii 0001

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012