topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Plenária Municipal de Saúde, nesta quarta (10/4), vai colher propostas para fortalecimento do SUS

O Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura de Unaí, por meio da Secretaria de Saúde, realizam nesta quarta, 10 de abril, plenária para debater e oferecer propostas para consolidação da política de ações e fortalecimento financeiro do Sistema Único de Saúde (SUS). A plenária municipal será no auditório da Faculdade Cnec, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O município disponibiliza 100 vagas para participantes, e as inscrições devem ser feitas nesta terça-feira (9/4), na Secretaria Municipal de Saúde, rua Calixto Martins de Melo, 249. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3677-5049, ramal 205.

 

Qualquer pessoa pode participar, mas estão sendo aguardados principalmente gestores de saúde, usuários do SUS, prestadores de serviços, trabalhadores da área e estudantes de faculdades que mantêm cursos no segmento. Os estudantes receberão certificado de participação.


De acordo com o coordenador da plenária, dentista Luciano José Arantes, a coordenação vai propor que o regimento seja adaptado para que todos os participantes tenham direito a voz e voto. O primeiro ato da plenária é a leitura, avaliação e aprovação do regimento interno.

 

A temática a ser abordada é Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS. "Nesta plenária, vamos revisitar as propostas estabelecidas na Conferência Municipal de Saúde (realizada em Unaí no mês de julho de 2015) e colher novas propostas (específicas) que serão apresentadas por Unaí na 9ª Conferência Estadual de Saúde (15 de abril) e na 16ª Conferência Nacional de Saúde (4 de agosto)", explica Luciano.

 

Para tornar o trabalho o mais específico possível, as abordagens serão sobre três eixos principais: 1) Saúde como direito; 2) Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde; 3) financiamento adequado e suficiente para o SUS.

 

Que é o SUS?

 

De acordo com o site do Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Básica, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.

 

A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os Estados e os municípios. A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde. Engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.

 

Manutenção

 

Para manter a política do SUS, no entanto, é necessário garantir e consolidar as ações e fortalecer as fontes de financiamento do sistema. Esse é um dos principais desafios a serem encarados pelas conferências deste ano.

 

 suss 0001

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012