topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Dengue em Unaí: LIRAa feito de 21 a 25 de janeiro aponta alta incidência larvária

O "alto risco" de Unaí para a proliferação de focos de larvas do mosquito foi confirmado no Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado nos bairros da cidade entre os dias 21 e 25 de janeiro. Para fazer o levantamento, a cidade é dividida por quatro estratos (conjunto de bairros). Os maiores índices de infestação larvária foram registrados nos bairros do estrato 2 (Politécnica, Cachoeira, Loteamento Rio Preto, Itapuã, Capim Branco, Jacilândia, Centro, Nossa Senhora do Carmo, Cruzeiro, Barroca, Capim Branco II, Vila do Sol, Capim Banco III) e no estrato 3 (De Lourdes, Canaã, Novo Horizonte, Sagrada Família, Iuna, Cidade Nova, Kamayrá, Riviera Park, Vale do Amanhecer). O índice de infestação nesses dois estratos ultrapassou os 5%. Autoridades e técnicos recomendam que os índices estejam abaixo de 1%.

 

Embora com menor índice de infestação, os dois outros estratos também preocupam. O estrato 1 (Park Canabrava, Primavera 5, Primavera 6, Vale Verde, Canabrava, Novo Jardim, Nossa Senhora Aparecida, Dom Bosco, Floresta, Serenata, Sagarana, Santa Luzia, Vila São Sebastião, Jardim, Nova Divineia, Bela Vista, Divineia, Vila Militar, Águas Claras) e o estrato 4 (Amaral, Água Branca, Água Branca 2, Alvorada, Distrito Industrial, Terra Nova, Mamoeiro, Santa Clara) revelaram, respectivamente, índices de 2,7% e 3,3% de infestação larvária.

 

O relatório do último LIRAa registra variação dos criadouros onde as larvas foram encontradas. No LIRAa anterior (outubro de 2018), as larvas foram achadas principalmente em depósitos móveis (vasos/frascos, pratinhos de plantas, pingadeiras, bebedouros e assemelhados). Neste último levantamento, os agentes encontraram larvas do mosquito especialmente em depósitos fixos (tanques, obras da construção civil, borracharias, calhas, lajes, telhados e similiares).

 

Para a amostragem, foram trabalhados 1.521 domicílios em todos os estratos. 

 

Suspeitas e denúncias

 

O Centro de Controle de Zoonoses está recebendo denúncias pelo telefone 3676-4615. A população pode denunciar casas fechadas ou que tenham, por exemplo, tambores e reservatórios destampados, piscinas sujas, calhas entupidas, lixos nos quintais e outras situações que podem juntar água parada.

 

Mutirão e lotes

 

A partir de segunda-feira (4 de fevereiro), a Prefeitura inicia o mutirão de limpeza contra a dengue. Mais 20 agentes foram contratados para auxiliar nessa ação que vai percorrer casa por casa, todos os bairros da cidade, com a finalidade de eliminar os criadouros do mosquito transmissor.

 

Paralelamente, a Prefeitura está limpando todos os lotes públicos pertencentes à municipalidade. Um decreto editado pelo prefeito estabelece que os particulares também façam a limpeza de seus lotes. A partir de 10 de fevereiro, a Prefeitura limpará inclusive os lotes particulares, e o valor do serviço será debitado na "conta do proprietário", que ainda será multado. 

 

liralarv 0001
É alta em Unaí a infestação de larvas do mosquito da dengue

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012