topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Saúde estabelece fluxograma para atendimento da dengue

Embora o número de casos de dengue tenha se mantido estável nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde está tomando todas as providências para que pacientes infectados sejam atendidos adequadamente. O fluxograma de atendimento da dengue já foi criado. Assim, todos os PSFs, a Policlínica e o Hospital Municipal estão preparados para recepcionar os pacientes.

 

Se apresentar (um ou mais) sinais da dengue (febre alta, dor nas articulações e nos músculos, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, náuseas e vômitos, cansaço e falta de apetite), a pessoa deve dar entrada na unidade de PSF em que é referenciada. Caso a residência esteja em área não coberta por PSF, como é o caso do Centro, o atendimento é na Policlínica. Fora do horário de funcionamento dessas unidades, bem como nos finais de semana e feriados, o paciente deve procurar atendimento no Pronto-Socorro do Hospital Municipal, o PA.

 

Ao dar entrada no PSF ou na Policlínica, o paciente será classificado conforme os sinais ou sintomas que apresentar. Casos mais simples são tratados na própria unidade. Os mais graves serão transferidos para o Hospital Municipal.

 

A orientação é as pessoas não procurarem diretamente o Pronto-Socorro (PA) nos horários de funcionamento dos PSFs e da Policlínica, locais preparados para o primeiro atendimento. O Pronto-Socorro deve ser reservado para casos de urgência e emergência ou para atendimentos nos horários em que as unidades básicas não estejam funcionando.

 

Exames

 

Depois da avaliação médica na unidade básica, o paciente pode ser cobrado a apresentar exames. As equipes da unidade vão orientá-lo sobre a coleta e encaminhá-lo para o Hospital Municipal, cujo laboratório também terá horário diferenciado.

 

Na parte da manhã, os exames serão feitos de 10h ao meio-dia, com resultado às 14 horas. À tarde, os exames serão feitos entre 14h e 16h, com resultado às 17h. Com o resultado em mãos, o paciente deve retornar à unidade onde foi atendido, para receber as orientações médicas.

 

Durante o atendimento, o paciente receberá o Cartão da Dengue. Ele precisa estar atento ao correto preenchimento de todas as informações. Em todos os procedimentos, o paciente precisa levar o Cartão da Dengue, juntamente com o cartão do SUS e os documentos pessoais.

 

examdeng 0001

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012