Vacina contra gripe: campanha termina em 15 de junho, e só idosos, puérperas e portadores de doenças crônicas bateram a meta em Unaí

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90% de imunização de cada um dos grupos alvos da campanha: idosos, crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias) e professores. Já os trabalhadores do sistema prisional, penitenciário e socioeducativo foram vacinados no local de trabalho. Com o prazo prorrogado, a campanha termina nesta sexta-feira, 15 de junho. A Secretaria de Saúde de Unaí recebeu 17 mil doses de vacina em 2018.

De acordo com números da Secretaria de Saúde, os percentuais registrados até agora são os seguintes: Idosos maiores de 60 anos (94%), puérperas (93%) e portadores de doenças crônicas (109% - procura além da estipulada) bateram a meta do ministério.

Abaixo da meta, porém, ficaram as crianças (81%), gestantes (70%), professores (78%) e trabalhadores da saúde (67%).

Os números que mais preocupam o setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde são os que envolvem crianças e gestantes.

As crianças dependem de pai, mãe ou responsável legal para levá-las a uma unidade de saúde. Técnicos de epidemiologia lamentam a negligência dos responsáveis pelas crianças. No caso das gestantes, técnicos afirmam não entender o motivo que leva a gestante a não se vacinar.

Com relação aos professores, a Epidemiologia critica os números, pois durante muito tempo houve uma cobrança enérgica por parte dos professores para que a saúde tornasse a vacina disponível para a classe. "Agora que a vacina está disponível, eles não procuram".

Quanto aos trabalhadores da saúde (públicos e particulares), os percentuais de vacinação têm variado ao longo dos anos. Em algumas campanhas, a meta é atingida, em outras não. Em 2018, o número de profissionais imunizados está bem abaixo do esperado. Os técnicos da Epidemiologia não sabem precisar o motivo. Para melhorar o índice de imunização dos profissionais da saúde, uma busca ativa está sendo realizada especialmente entre os trabalhadores de hospitais (tanto no municipal, quanto nos particulares).

gripvacc 0001