topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Vacinação contra gripe começa em 23 de abril

A partir de segunda-feira (23/4), as unidades de saúde unaienses estarão prontas para receber o público-alvo da campanha de imunização contra a gripe. Crianças de 6 meses a 4 anos de idade, idosos com 60 anos ou mais, grávidas, mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias, profissionais de saúde, professores, funcionários e internos do sistema prisional e socioeducativo, e portadores de doenças crônicas (pulmonar, renal, cardíaco, diabético 1, transplantado, imunodeficiente, obeso grau 3, portadores de síndromes). Todos devem portar o cartão de controle de vacinas. A campanha se encerra em 1º de junho.

 

A vacina contra a gripe deve ser evitada por quem tem alergia grave à proteína do ovo. Para os outros, é indicada sem problemas. Autoridades sanitárias lembram que qualquer gripe pode matar, caso o vírus se instale em organismo com baixa imunidade. De acordo com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde, a vacina possui eficácia comprovada na prevenção.

 

Febre alta e persistente (por mais de três dias), dores fortes pelo corpo, tosse com catarro estão entre os sintomas que podem indicar ocorrência de gripe. Diante do quadro, a pessoa deve procurar ajuda médica, para realização de exames clínicos. O agravamento de quadros gripais pode levar o paciente à morte.

 

Dia "D" de vacinação

 

Sábado, 12 de maio, as unidades de saúde estarão abertas durante todo o dia, exclusivamente para a aplicação de vacinas. Será o dia "D" de vacinação, oportunidade oferecida para quem não tem tempo durante a semana, ou mesmo para comodidade da população, já que neste dia o atendimento será somente para vacinação. 

 

A expectativa do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde para este ano é que todos os principais extratos do público-alvo possam ultrapassar a meta de imunização de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

 

No ano passado, a campanha atingiu 90% dos idosos, 76% das crianças, 28% dos professores e menos de 50% das grávidas.

 

Para iniciar a campanha, a Secretaria de Saúde de Unaí já recebeu 17.500 doses de vacina.

 

Área rural

 

A campanha na área rural ocorre entre os dias 23 de abril e 9 de maio. O cronograma com as datas, os horários e os locais de vacinação na zona rural será publicado neste site e nas mídias sociais da Prefeitura de Unaí.

 

 grippvac 0001

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012