Castração de cães: em um ano, PMU fez 300 cirurgias

Em março do ano passado, a Prefeitura de Unaí realizava uma experiência inédita no município: iniciava a castração de cães sob iniciativa do poder público. Ao longo dos últimos doze meses, equipe do Centro de Controle de Zoonoses – composta por veterinário e três servidoras – realizou cerca de 300 cirurgias. O método é o mais eficiente para controle da população canina.

Estima-se que Unaí possua 12 mil cães. O número de cirurgias realizadas, portanto, é significativo, considerando-se que, em quatro anos, uma fêmea (mais seus descendentes) podem originar 1.200 filhotes. O período de gestação é de dois meses. Sem as castrações, em pouco tempo se cria uma superpopulação canina. Em clínicas particulares unaienses, o valor (médio) de uma cirurgia de castração varia de 400 a 600 reais.

Para a castração canina na rede pública municipal, os donos de cães devem cumprir alguns requisitos. Clicando aqui, o cidadão conhece o projeto de castração e recomendações para as cirurgias.

castt 0001