topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Uma tarde para falar da saúde do homem

A tarde dessa quinta-feira (30/11) foi marcada por uma palestra (Novembro Azul: a saúde do homem na Atenção Primária), um testemunho (diácono Jaime Correia) e uma encenação teatral temática (grupos Kyrios e Saúde e Arte). As três ações fizeram parte do fechamento da campanha Novembro Azul, de prevenção e combate ao câncer de próstata. A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Unaí organizou o evento no plenário da Câmara Municipal.

 

Na primeira ação, a palestra da médica infectologista Natali Nicolino fez uma abordagem completa do câncer de próstata: aspectos socioculturaias que envolvem a doença, exames de rastreamento, diagnóstico, tratamento e prevenção. A médica falou ainda sobre o câncer de pênis (causas, conseqüências, diagnósticos, tratamento) e o acompanhamento de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, tabagismo, alcoolismo) nos PSFs e postos de saúde.

 

PSFs e postos de saúde são as portas de entrada do sistema (Atenção Primária). A atenção primária de saúde é responsabilidade dos municípios, via Secretarias Municipais de Saúde. Natali Nicolino também é médica no PSF Politécnica.

 

Na sequência, um depoimento do diácono Jaime Correia Guimarães, que contou sua própria história de luta contra o câncer de próstata. Ele foi diagnosticado com a doença e submetido à cirurgia em outubro de 2007. Dez anos depois, gozando de boa saúde, diácono Jaime é um dos diretores da Anmecc (Associação Noroeste Mineiro de Estudos e Combate ao Câncer), entidade que luta para construir em Unaí o Hospital Regional de Câncer do Noroeste de Minas.

 

Segundo ele, sua boa saúde hoje é devida ao diagnóstico precoce e à cirurgia da próstata feita ainda no início da doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, 90% das mortes poderiam ser evitadas, se o homem fizesse os exames preventivos (PSA do sangue e toque retal). "Por vários motivos, o homem vai deixando os exames para depois, postergando a ida ao médico", confirmou o diácono, evocando a experiência própria.

 

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Assintomático na maioria dos casos (não há sensação de dor), 65% dos homens só procuram o serviço de saúde, quando o câncer está bastante avançado. A cada ano, surgem 62 mil novos casos no Brasil.

 

Para reforçar a narrativa de que o homem dispõe de pouco tempo para cuidar de sua própria saúde, o aconselhamento do diácono Jaime "para que os homens façam os exames preventivos" foi presenciado por uma plateia composta majoritariamente por mulheres. "Como há poucos homens aqui, então levem essa mensagem aos seus pais, maridos, namorados, amigos e familiares", conclamou. A doença foi descoberta no diácono Jaime após exames apontarem alteração no PSA do sangue e o ultrassom revelar o tumor. Felizmente, estava no princípio.

 

De acordo com os organismos de saúde (nacionais ou internacionais) que defendem o rastreamento do câncer de próstata, os exames preventivos devem se iniciar entre os 45 e os 50 anos na população masculina geral. Nos negros e homens com histórico familiar, o rastreamento deve ser iniciado entre os 40 e os 45 anos.

 

Prevenir ainda é mais barato e menos doloroso que remediar.

 

 azulimm 0001
As ações fazem parte do fechamento da campanha de prevenção e combate ao câncer de próstata 

azulimm 0002
A médica infectologista Natali Nicolino fez palestra abordando a saúde masculina

azulimm 0003

azulimm 0004

azulimm 0005
Diácono Jaime Correia deu depoimento como paciente que enfrentou um câncer de próstata

azulimm 0006
Grupos teatrais Kyrios e Saúde e Arte abordaram o tema de forma divertida e informativa

azulimm 0007

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012