topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Implantação do SAMU na região é pauta de Fórum Regional em Unaí

Representantes de Unaí, Paracatu, Natalândia e Patos de Minas estiveram no auditório da Câmara Municipal de Unaí, na tarde dessa quarta-feira (21/11), para mais uma rodada de discussões do Fórum Regional do Governo de Minas. O fórum ocorre nas diversas regiões do Estado, para discutir problemas e encaminhar soluções para a implantação de políticas públicas e ações governamentais. Na reunião unaiense, a pauta foi a implantação na macorregião do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

 

O evento foi conduzido pelo secretário executivo do Fórum Regional (para o Noroeste de Minas), Adenilson Rodrigues Rubim, e contou com a participação do prefeito José Gomes Branquinho, representantes da Secretaria da Saúde de Unaí, vereadores, membros do Fórum Regional, representantes de órgãos do Estado de Minas Gerais e lideranças setoriais da região.

 

O especialista em políticas de saúde e autoridade sanitária da Gerência Regional de Saúde (Unaí), José Juliano Espíndula, detalhou o funcionamento da Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Estado. Ato contínuo, a palavra foi franqueada aos presentes, que puderam fazer perguntas e oferecer sugestões.

 

Implantação atrasada

 

Em março de 2014, um passo foi dado pelo governo do Estado no sentido de implantar o serviço no noroeste mineiro. A cidade de Patos de Minas foi definida como sede macrorregional do SAMU. O anúncio oficial ocorreu em reunião da qual participaram 33 representantes dos municípios da macrorregião Noroeste de Minas.

 

Definiu-se que a macrorregião seria atendida por 28 ambulâncias do Samu: quatro unidades de suporte avançado (duas para Patos de Minas, uma para Unaí e outra para Paracatu).

 

Anunciou-se que as quatro unidades avançadas eram compostas por ambulâncias equipadas para atendimento de média complexidade – UTI móvel com médico, enfermeiro e condutor socorrista.

 

Mais: outras 24 ambulâncias de suporte básico estariam disponíveis aos municípios, para atendimento proporcional, conforme as necessidades. Essas unidades móveis seriam integradas por técnico de enfermagem e condutor socorrista.

 

Quase quatro anos depois, um segundo passo não foi dado.

 

Prefeito pede atenção

 

Durante sua participação, o prefeito Branquinho disse que a implantação do SAMU significa um grande avanço para Unaí e região, pediu aos representantes do fórum regional que ajudem os municípios a olhar isso, mas expressou ceticismo com relação à implantação do serviço "pelo menos neste momento".

 

O prefeito afirmou ter ouvido da boca do próprio secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, que os (dois ou três) serviços do SAMU implantados em Minas Gerais não estariam funcionando. Crise financeira do Estado e dos municípios está inviabilizando o custeio do serviço.

 

Diante disso, Branquinho pediu aos representantes do Fórum Regional que busquem a implantação do serviço com o critério e o vagar necessários, a fim de fazer bem feito. "Então, vamos fazer isso devagar, para evitar que mais este custo venha para a Prefeitura", salientou o prefeito.

 

Em resposta, o secretário executivo (Adenilson Rubim) se disse otimista e afirmou que duas reuniões serão realizadas em Patos de Minas nesta quarta (22) e quinta (23), para retomar as negociações, avaliar as condições e discutir as bases para a implantação do SAMU na macrorregião Noroeste.

 

foregion 0003
Prefeito Branquinho pediu aos representantes do Fórum Regional Noroeste que tenham muita
atenção e ajudem os municípios, não gerando mais custos para as prefeituras



foregion 0004

foregion 0001
O evento foi conduzido pelo secretário executivo do Fórum Regional, seção Noroeste,
Adenilson Rodrigues Rubim


foregion 0002
Representando a Gerência Regional de Saúde (Unaí), José Juliano Espíndula explicou o
funcionamento da Rede de Atenção às Urgências e Emergências de Minas Gerais

 

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012