topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

PSFs terão horário estendido nos dias 21 e 23/11 para atender população masculina

A Prefeitura de Unaí, por meio da Secretaria de Saúde, vai estender o horário de funcionamento dos PSFs, para atender a população masculina que não "tem tempo" de cuidar da saúde, por motivo de trabalho, estudo e outros afazeres. Na terça, 21 de novembro (PSFs Jacilândia, CAIC, Novo Horizonte, Novo Jardim, Bela Vista, Primavera, Cachoeira, Canabrava e Politécnica) e na quinta, 23 de novembro (PSF Divineia), o funcionamento será das 17h às 21h, excepcionalmente para atender os homens e fazer o encaminhamento para exames preventivos da próstata.

 

A ação faz parte da campanha Novembro Azul, movimento internacional criado para promover a conscientização sobre o câncer da próstata. A iniciativa visa sensibilizar os homens para a importância do diagnóstico precoce da doença, o que possibilita que o tratamento tenha êxito em cerca de 90% dos casos.

 

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.

 

Alguns dos tumores na próstata podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Quando o homem sente dores ou os primeiros sintomas, algum problema já está instalado.

 

Como não deixa sintomas inicialmente, o homem só descobre a alteração na próstata se fizer os exames preventivos (PSA do sangue, toque retal e ultrassom). A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens com mais de 45 anos façam o exame da próstata pelo menos uma vez por ano. Caso tenha ocorrências da doença na família, os exames anuais devem ser feitos a partir dos 40 anos.

 

Programação

 

Em parceria com a Câmara Municipal, a Prefeitura (via Secretaria de Saúde) realiza na sexta, 24 de novembro, uma ação de saúde na orla do córrego Canabrava. O objetivo é abordar as pessoas que fazem atividade física na orla com ações de sensibilização (orientação, panfletagem) sobre o Novembro Azul. Durante a abordagem, também serão oferecidos testes de glicemia, aferição da pressão arterial e distribuição de frutas para os passantes.

 

Para fechar as ações do Novembro Azul em Unaí, a médica infectologista Natali Cruz Nicolino faz palestra, no plenário da Câmara Municipal, na quinta-feira, 30 de novembro. Tema de abordagem: "A saúde do homem na atenção primária".

 

A palestra é aberta à população e contará com a participação do grupo de teatro Saúde e Arte e de pacientes que só descobriram o câncer da próstata após diagnóstico. Eles contarão sua experiência.

 

Mais informações sobre o Novembro Azul ou sobre exames preventivos de câncer de próstata em Unaí podem ser obtidas pelo telefone 3677 4861.

 

noveaz 0001

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012