topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Zika vírus: grávidas beneficiárias do Bolsa Família podem retirar repelentes de graça em PSFs

Todos os PSFs (Postos de Saúde da Família de Unaí) já estão com estoques de repelentes à disposição para as grávidas integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF). Para receber dois repelentes (por mês), a fim de se proteger do mosquito Aedes aegypti, basta a mulher procurar um PSF e atestar a sua condição de grávida e membro de família beneficiária do PBF.

 

O objetivo da medida é proteger as gestantes da picada do mosquito transmissor da dengue, febre chicungunya e zika vírus. Quando a mulher contrai uma dessas doenças durante a gestação, o feto pode ser atingido. O zika vírus, por exemplo, foi a causa principal do nascimento de bebês com microcefalia a partir de 2016 no Brasil. As mães foram picadas pelo mosquito transmissor durante a gravidez.

 

O fato serviu de alerta às autoridades de Saúde que buscaram medidas de prevenção e proteção das gestantes contra o mosquito. O uso de repelentes, de roupas que cobrem toda a superfície do corpo da gestante, de cortinados e telas de proteção em casa foram algumas das orientações.

 

Unaí

 

Em Unaí, não foram registrados casos de gestantes que contraíram zika vírus e, por essa consequência específica, não houve casos de bebês nascidos com microcefalia.

 

No entanto, o Ministério da Saúde está enviando mensalmente 280 frascos de repelentes por mês para as gestantes do Bolsa Família em Unaí. O número de 140 gestantes unaienses que podem receber o produto por mês é baseado em estimativa do IBGE no ano de 2016.

 

Dois frascos de repelentes por mês (para cada grávida) são considerados suficientes pelas autoridades sanitárias. As gestantes devem usar o produto conforme orientação, passando em todo o corpo, inclusive no rosto.

 

O repelente vem em frasco com spray, de fácil manuseio, é absorvido rapidamente pela pele, não possui oleosidade, não possui cheiro e protege a gestante durante 10 horas. De 10 em 10 horas, o produto deve ser reaplicado.

 

As grávidas que não têm direito ao repelente gratuito, por estarem fora do PBF, podem comprar o produto (na rede de farmácias) em conformidade com orientação ou prescrição médica.

 

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde, setor de coordenação de PSFs, ou pelo telefone 3677-4861, ramal 216.

 

gestante 0001
Grávidas beneficiárias do Bolsa Família podem retirar (gratuitamente) dois repelentes por mês
em qualquer PSF de Unaí

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012