topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

PSF Divineia e Escola Teófilo Martins “caminham” unidos contra a dengue

As ações contra a dengue em Unaí não param. Na manhã dessa quarta-feira (29/3), foi a vez de o PSF Divineia se juntar à Escola Estadual Teófilo Martins Ferreira numa caminhada de sensibilização e conscientização dos moradores do bairro Jardim para a prevenção e combate ao mosquito da dengue.

Durante a caminhada, alunos da escola portaram faixas, cartazes, sopraram apitos,  e ainda cantaram, a fim de chamar a atenção dos moradores e transeuntes para não "baixar a guarda" contra o mosquito transmissor da dengue.

O objetivo principal dessas mobilizações é relembrar a população sobre a necessidade de não deixar água parada, onde o mosquito transmissor deposita os ovos, para dar sequência ao ciclo reprodutivo.

Nunca é demais lembrar que, no período chuvoso, é preciso remover do ambiente qualquer objeto que possa acumular água parada. Uma simples casca de ovo ou tampinha de garrafa com água pode tornar-se um criadouro do mosquito.

Calhas entupidas, telhados, caixas d'água sem tampa, áreas de construção civil e piscinas (abandonadas ou sem tratamento) devem ser alvo de atenção permanente. Água costuma ficar retida nesses locais, passando despercebida e oferecendo risco. Podem virar foco de infestação larvária.

Mobilização e prevenção

Os agentes de Saúde fazem um trabalho rotineiro de casa em casa orientando a população sobre procedimentos adequados de prevenção e colocando larvicida em locais de risco.

Enquanto isso, o setor de Educação em Saúde também age nas escolas com palestras e atividades de sensibilização e conscientização, transformando os alunos em agentes multiplicadores de mensagens educativas.

Os Postos de Saúde (PSFs) fazem um trabalho permanente de orientação da comunidade, reforçando o corpo de agentes que estão se unindo na prevenção e combate ao mosquito.

Nas últimas semanas, mobilizações contra a dengue foram feitas pelos PSFs Novo Jardim, Primavera, Novo Horizonte, Mamoeiro e Divineia.

Engrossando a mobilização contra a dengue, já participaram a Escola Estadual Izabel Campos (Novo Horizonte), a Escola Municipal Tomáz Pinto da Silva (Mamoeiro) e a Escola Estadual Teófilo Martins Ferreira (Jardim).

Nesta quinta-feira (30/3), seria a vez de a Escola Estadual Delvito Alves da Silva (Divineia) participar da mobilização, mas a unidade aderiu à greve estadual de professores. Por isso, não houve a ação.

A próxima escola a ser convidada a tomar parte nas mobilizações de combate ao mosquito é a Escola Estadual Manoela Faria Soares, do bairro Cachoeira.

Nos bairros onde o LIRAa apontou maior taxa de infestação larvária do Aedes aegypti (com destaque para Canaã, De Lourdes e Cidade Nova), a Secretaria Municipal de Saúde planeja realizar um mutirão de limpeza contra a dengue.


teofil 0001
Os alunos saíram da porta da escola e percorreram ruas do bairro Jardim, portando cartazes e
soprando apitos, com o objetivo de chamar a atenção para o tema do combate à dengue


teofil 0002

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012