topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

PMU inicia cirurgias de castração de cães

A Prefeitura de Unaí (PMU), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) - vinculado à Secretaria de Saúde - , está colocando em prática uma experiência inédita no município: a cirurgia da castração de cães realizada pela estrutura pública. As seis primeiras cirurgias feitas em cães errantes (que vivem nas ruas) foram um sucesso, e os cães já seguiram para adoção. A ideia é oferecer a castração para cães que vivem em situação de rua e em outros casos especiais (detalhados abaixo). Na rede particular, o custo de uma cirurgia de castração de cães pode variar entre 400 e 600 reais, dependendo do porte do animal.

Estima-se que Unaí possua mais de 10 mil cães, alguns entre os quais vivem abandonados pelas ruas da cidade. E o crescimento é exponencial: estudos mostram que, em quatro anos, uma fêmea pode gerar 1.200 filhotes. O período de gestação é de dois meses. Se nada for feito, uma cidade do porte de Unaí pode gerar em pouco tempo uma superpopulação de cães.

Para o veterinário do CCZ, Marcos Lúcio Magalhães, a castração é a forma mais eficiente para conter a superpopulação canina (principalmente os animais que vivem nas ruas) e para controlar a leishmaniose e outros surtos de zoonoses (doenças transmitidas por animais) que podem acometer os humanos.

Neste início do trabalho, o veterinário está adaptando dependências do CCZ para realizar as cirurgias. Ao mesmo tempo, procura formar um quadro básico de auxiliares. Quando a infraestrutura estiver toda pronta, com instrumental próprio e auxiliares treinados, a expectativa é castrar 10 cães por dia em cirurgias feitas às segundas e às terças-feiras.

Agendamento de cirurgias

As cirurgias de castração dos cães serão feitas mediante agendamento. O CCZ dará divulgação ampla quando houver intensificação das cirurgias. Por enquanto, a prioridade está recaindo sobre os casos de demandas experimentais.

Por ocasião dos agendamentos, os donos dos cães precisarão obedecer a alguns requisitos, para garantir a cirurgia no setor público: receber mensalmente até um salário mínimo, comprovado em carteira de trabalho; ser beneficiário de programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo; ou estar recebendo seguro-desemprego.

O agendamento será feito pessoalmente no CCZ. Para isso, o dono do cão ou representante da ONG protetora dos animais deve portar documento de identificação pessoal com foto, comprovante de renda (se for o caso) e comprovante de endereço.

No ato do cadastramento, o responsável assinará termo de autorização para procedimentos como anestesia e cirurgia, bem como preencherá declaração de saúde do animal.


castraa 0001
Primeiras experiências de castração de cães feitas
no CCZ de Unaí


SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012