topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Hospital Municipal retoma cirurgias de adenóide e amígdalas, nesta quinta (16/3)

O Hospital Municipal Doutor Joaquim Brochado (HMU) está retomando, na manhã desta quinta-feira (16/3), as cirurgias do setor de otorrino. Serão realizadas cinco cirurgias de adenóide e/ou amígdalas a cada quinta-feira. Como Unaí é sede da microrregião, as intervenções vão beneficiar pacientes de todos os 11 municípios que compõem a regional de saúde. São 110 pacientes na fila da cirurgia de adenóide e outros 125 aguardando a cirurgia dupla (adenóide com amígdalas).


As cirurgias de adenóide e amígdalas fazem parte das eletivas (marcadas com antecedência, podem esperar) e estavam paradas desde o mês de novembro, quando começou a faltar material para as intervenções. Com relação às cirurgias de urgência, essas nunca pararam.


Com o recomeço das cirurgias, o setor atenderá pacientes de Unaí e de outros 10 municípios. O atendimento aos municípios da microrregião obedece à pactuação assegurada pelo SUS.


No setor de otorrino, também serão realizadas cirurgias de desvio de septo nasal. São 44 pacientes aguardando a intervenção.


Além das mencionadas, as equipes do HMU já estão preparando o retorno de outras cirurgias eletivas: hérnia, vesícula, hemorróida, tireóide, varizes, catarata e retirada de cistos.


Cirurgias nas áreas de ginecologia, ortopedia e urologia também estão com recomeço sendo programado no Hospital Municipal.


Exames laboratoriais


Os exames laboratoriais foram retomados esta semana no HMU. Os exames de sangue já estão sendo feitos. Os procedimentos estavam parados desde novembro, também por falta de material. Exames de urgência, porém, nunca pararam.


A Secretaria de Saúde concentra esforços para regularizar (até o fim de março) o setor de radiografias, que está com falta de técnicos. A demanda por radiografias – crescente – é principalmente para verificação da coluna, joelhos e ombros de pacientes. A maior parte das solicitações médicas refere-se à coluna dos pacientes.


Com a retomada das cirurgias, começando por adenóide e amígdalas, o objetivo da administração municipal é normalizar o mais rapidamente possível os serviços no HMU. 


cirurgii 0001

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012