Dengue: Sesau promove mutirão de limpeza entre 1º e 22 de dezembro

A Secretaria Municipal de Saúde de Unaí (Sesau) promove no mês de dezembro mais um mutirão de limpeza para prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, que também transmite o zika vírus e a febre chikungunya. Os agentes que atuarão nesta frente de limpeza vão visitar mais de 28 mil casas, em 1.136 quarteirões espalhados por 50 bairros da cidade. O mutirão ocorrerá nos dias úteis, de 1º a 22 de dezembro.

A Sesau convoca a população a participar do mutirão e orienta para que os moradores façam a limpeza das casas (especialmente dos quintais), evitando que a água fique parada, à disposição do mosquito transmissor das doenças.

Nunca é demais lembrar que o mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, da zika e da chigungunya) utiliza água parada na sua reprodução.

Uma simples casca de ovo, tampinha de garrafa, embalagem de plástico ou plantas que retenham água em suas folhas são ambientes propícios para a reprodução do mosquito.

No dia do mutirão, todos os materiais recolhidos pelos moradores devem ser colocados para fora de casa, que um caminhão da Prefeitura passará recolhendo.

Agentes de saúde também estarão acompanhando o mutirão e orientando a população sobre a necessidade de não "baixar a guarda" no combate ao mosquito transmissor.

Cerca de 90% dos criadouros do Aedes aegypti são encontrados dentro de moradias.

Confira o cronograma de limpeza dos bairros.

1º de dezembro: Park Canabrava, Primavera, Primavera 5 e Primavera 6.

02 de dezembro: Vale Verde, Canabrava, Novo Jardim, Nossa Senhora Aparecida e Dom Bosco.

05 de dezembro: Floresta, Serenata, Sagarana, Santa Luzia, Vila São Sebastião e Jardim.

06 de dezembro: Nova Divineia, Bela Vista, Divineia, Vila Militar e Águas Claras.

07 de dezembro: Politécnica e Cachoeira.

12 de dezembro: Itapuã, Loteamento Rio Preto, Capim Branco e Jacilândia.

13 de dezembro: Centro.

14 de dezembro: Cruzeiro, Nossa Senhora do Carmo, Barroca e Capim Branco 2.

15 de dezembro: Canaã e bairro de Lourdes.

16 de dezembro: Novo Horizonte

19 de dezembro: Iuna, Cidade Nova e Sagrada Família.

20 de dezembro: Kamayurá, Vila do Sol, Capim Branco 3, Riviera Park e Vale do Amanhecer.

21 de dezembro: Amaral, Água Branca, Terra Nova, Água Branca 2, Alvorada e Distrito Industrial.

22 de dezembro: Mamoeiro e Santa Clara.

mutir 0001
Sesau conclama a população a evitar acúmulo de lixo com potencial para virar criadouro
do mosquito