Inaugurada a Unidade de Saúde Politécnica, que também atenderá urgências básicas

O Governo de Unaí inaugurou, na noite dessa terça-feira (7/6), a Unidade Básica de Saúde Politécnica. Com estrutura ampla, moderna e bem equipada, a nova UBS vai absorver os atendimentos que eram feitos no Posto de Saúde do Cachoeira e ampliar as ações com uma equipe de PSF e outra para atendimento de urgências básicas. O funcionamento da UBS Politécnica será de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. A localização é Rua Acácio Afonso dos Reis, 240, bairro Politécnica (distante 800 metros do antigo Posto de Saúde do Cachoeira).

Além do atendimento de PSF (Estratégia de saúde da família, formada por equipe de médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes de saúde) das 7h às 17h, a UBS Politécnica manterá uma equipe com médico plantonista, enfermeiro, técnicos de enfermagem e cirurgião-dentista para atendimento em urgência básica, das 7h às 22h.

No setor de urgências básicas, serão atendidos casos como crise asmática, diarreia ou desidratação, pequenas suturas, curativos, diabetes, hipertensão descompensada e outras pequenas urgências.

"Com o atendimento de urgências básicas estendido até as 22 horas, vamos desafogar o P.A. (Pronto-Atendimento Muncipal), que atenderá somente os casos de urgência e emergência graves", explicou o prefeito Delvito Alves, acrescentando que o mesmo sistema será adotado na UBS do Canaã, cuja ampliação será inaugurada no dia 14 de junho.

Casos graves de urgência e emergência continuarão sendo atendidos no pronto-socorro municipal, o conhecido P.A.

A Secretária Municipal de Saúde, Juliana Luiz, deixou isso bem claro durante a inauguração da UBS Politécnica."Vale lembrar que aqui não é uma unidade de pronto-socorro como andam dizendo algumas pessoas desinformadas".

A secretária disse que já se reuniu com a Polícia Militar e com o Corpo de Bombeiros (entidades que também prestam socorro de remoção a vítimas) para esclarecer que os agravos de emergência como parada cardiorrespiratória, edema agudo do pulmão, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, vítimas de acidentes automobilísticos, de envenamento, baleados, ou seja, os casos mais graves, continuam sendo atendidos somente no Pronto-Socorro Municipal.

Na contramão do Brasil

Durante a inauguração da UBS Politécnica, profissionais da saúde municipal e diversas lideranças políticas, empresariais e comunitárias estiveram presentes.

Além do prefeito Delvito e da secretária Juliana, que falaram sobre as dificuldades do processo, mas também mencionaram a alegria da conquista, o deputado federal Rodrigo de Castro por sua vez usou o microfone para elogiar o avanço na saúde unaiense.

"No momento em que a saúde do Brasil piora, a saúde de Unaí melhora significativamente. A adoção de uma nova gestão no sistema unaiense de saúde e a inauguração das novas unidades são uma prova disso. Unidades com maior capacidade de atendimento e mais bem equipadas para atender à população. Isso é um avanço significativo nesse momento de profunda crise por que passam os municípios", salientou o deputado.

ubspoli 0005
Prefeito Delvito e secretária Juliana (Saúde) durante descerramento da placa alusiva à
inauguração

ubspoli 0001