“Posto de Saúde do Cachoeira não será fechado”, afirma nota da Sesau

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) emitiu nota, na tarde desta quarta-feira (1º/6), esclarecendo que o Posto de Saúde do bairro Cachoeira não será fechado e nem encerrará suas atividades. Segundo a nota, as atividades do posto vão se transferir para a "nova" Unidade Básica de Saúde que será inaugurada (no Cachoeira, dia 7 de junho). O atendimento na nova unidade será ampliado, envolvendo uma Equipe Saúde da Família e outra equipe responsável por procedimentos de urgência básica (pequenas suturas, curativos, hidratação, nebulização, etc), das 7h às 22h. O "antigo" Posto de Saúde será reformado e transformado em Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

A Nota de Esclarecimento da Sesau é uma reação à mensagem que está circulando em redes sociais, dando conta de que o prefeito Delvito Alves estaria "encerrando as atividades do Posto de Saúde do Cachoeira" e preparando o seu fechamento, nesta sexta-feira, dia 3 de junho.

Na mensagem veiculada em rede social, os moradores são convidados a participar de manifestação (dia 3/6, às 17h, em frente à unidade) em repúdio ao ato de fechamento do Posto de Saúde do Cachoeira.

A manifestação, de acordo com autoridades municipais, não se justifica, visto que "a Administração Municipal busca melhorar o atendimento da região do Cachoeira/Politécnica com a inauguração de uma unidade de saúde maior, melhor e com uma gama maior de oferta de serviços de saúde à comunidade".

Confira a íntegra da nota da Secretaria Municipal de Saúde:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Esclarecemos que o Posto de Saúde Cachoeira não será fechado. Suas atividades serão transferidas para a Unidade Básica de Saúde que será inaugurada no dia 7/6/2016. A UBS visa garantir um atendimento de qualidade à população que reside nos bairros Cachoeira e Politécnica. O Posto de Saúde Cachoeira será reformado para sediar o CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Vale esclarecer que a unidade que será inaugurada é uma Unidade Básica de Saúde, onde funcionará a Equipe Saúde da Família e outra equipe que ficará responsável pelo atendimento de urgência básica (hidratação, curativo, pequena sutura, nebulização, etc). O horário de funcionamento será das 7 às 22 horas. A unidade que será inaugurada, porém, não se trata de uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) como está circulando nas redes sociais. Para qualquer esclarecimento oficial, procurar a Secretaria de Saúde.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE UNAÍ

pscacho 0001
A UBS Politécnica/Cachoeira será inaugurada no dia 7 de junho; Mais ampla e confortável,
vai oferecer Equipe de Saúde da Família e equipe de atendimento de urgência básica,