CAPS Unaí promove caminhada para lembrar luta contra manicômios
- 17/05/2016 - 09:33
- Por Ricardo Ribas
O Centro de Atenção Psicossocial – Caps de Unaí – realiza na manhã desta quarta-feira (18/5) a I Caminhada do Caps, em comemoração ao 18 de maio (Dia Nacional de Luta Antimanicomial). A caminhada se iniciará na sede do Caps (avenida Transamazônica, 395 – Divineia), às 7 horas, e vai percorrer a avenida Governador Valadares até a Praça São Cristóvão.
O dia 18 de maio foi escolhido para dar visibilidade ao movimento de luta contra os manicômios.
Este movimento foi criado em 1987 e é composto por trabalhadores da saúde mental, usuários do sistema e familiares dos usuários.
O principal objetivo da luta antimanicomial é denunciar os abusos e as violações dos direitos humanos cometidos dentro dos manicômios.
Caps Unaí
O Centro de Atenção Psicossocial de Unaí é um serviço de saúde especializado que funciona integrado à rede de saúde pública municipal.
O Caps atende pessoas portadoras de transtornos mentais graves e persistentes, doenças crônicas que provocam incapacidade e afetam significativamente a qualidade de vida dos portadores.
O órgão atende 750 pacientes em tratamento regular e faz cerca de 40 triagens diárias.
O atendimento no Caps visa oferecer acompanhamento clínico para os pacientes, mas também está voltado para a reabilitação e a reinserção social dos pacientes acompanhados.
Para isso, o órgão oferece diferentes modalidades terapêuticas, desempenhadas (na maioria das vezes) por uma equipe multidisciplinar: 2 médicos psiquiatras, 1 psicóloga, 2 enfermeiras e 1 assistente social.
Porém, de acordo com Kárita Rosa de Oliveira, coordenadora do Caps, "o apoio de outros setores e da própria comunidade é fundamental para o sucesso desta tarefa".
Endereço
O Caps Unaí funciona na avenida Transamazônica, 395, bairro Divineia.
O telefone é o 3677- 2741.