Dia Mundial da Saúde: Unaí inicia trabalho de prevenção contra o vírus da gripe

Com o surgimento de casos de contaminação e morte de pessoas que contraíram o vírus da gripe Influenza A (H1N1) especialmente em São Paulo, Rio e no Sul de Minas, Unaí aproveitou o Dia Mundial da Saúde – comemorado em 7 de Abril – para iniciar um trabalho de informação da comunidade sobre a necessidade de prevenção da gripe. No ano de 2016, até esta quinta-feira (7/4), haviam morrido 71 pessoas no Brasil vítimas da gripe H1N1.

A Secretaria Municipal de Saúde adianta que Unaí não registrou nenhum caso de gripe este ano.

Casos de gripes e resfriados são mais comuns em épocas mais frias, como nos meses de maio, junho e julho.

A campanha de orientação da população, nesta quinta-feira (7/4), está sendo desenvolvida por agentes da Secretaria Municipal de Saúde e alunos do curso de Enfermagem da Factu.

A Policlínica, o Centro de Regulação, o Hospital Municipal e o comércio da área central da cidade seriam visitados, para que o grupo promovesse a panfletagem e a informação boca a boca.

A campanha para disseminar informações preventivas contra a gripe, com destaque para o tipo H1N1, terá continuidade em todas as unidades públicas de saúde unaienses.

O slogan da campanha informativa da rede pública de saúde (SUS) alerta para a necessidade de prevenção: "Mude seu jeito de ver a gripe. Ela Mata. Previna-se."

Vacinação

A campanha nacional de vacinação contra a gripe inicia-se no dia 30 de abril em todo o Sistema Único de Saúde.

Em Unaí, a previsão é que a campanha se estenda de 30 de abril a 20 de maio.

Como em todos os anos, a campanha de vacinação contra a gripe será direcionada para o grupo prioritário: idosos, crianças de seis meses a quatro anos de idade, grávidas, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas.

Quem não está nesse grupo e busca a prevenção por meio de vacina deve procurar clínicas particulares para ser imunizado contra o vírus.

h1n1 0003
O trabalho de informação, nesta terça (7/4), iniciou-se pela Policlínica

h1n1 0001
O público recebeu panfletos e orientações sobre como se previnir da gripe