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Prefeito fala sobre novo programa municipal de saúde

Na semana em que começou a funcionar o Teleagendamento – agendamento por telefone (0800 642 4443) de consultas para a atenção básica de saúde, o prefeito Delvito Alves disse ter visitado várias pessoas e ouvido muitas dúvidas sobre o funcionamento do novo sistema de saúde municipal. Na manhã desta sexta-feira (11/3), ele reuniu repórteres de rádio e TV para responder parte significativa dessas dúvidas. Veja aqui os principais tópicos da entrevista.

Cadastramento

Delvito lembrou que o cadastramento do usuário no sistema é fundamental para todos os procedimentos. Por exemplo, o indivíduo deve estar cadastrado no sistema para agendar as consultas por telefone, única maneira hoje de agendar consultas básicas na rede pública municipal.

Para se cadastrar, o cidadão deve ir a um dos pontos de cadastramento (todos os PSFs, Central de Regulação e Policlínica), com documento de identidade, CPF e comprovante de endereço. No local, será feita a foto digital e colhida a identidade biométrica do cidadão (por meio da impressão digital).

O número de cadastrados no sistema já passa dos 30 mil. Somente nesta primeira semana de funcionamento do 0800, cerca de 2.500 pessoas se cadastraram no sistema.

O prefeito pede que todos os moradores de Unaí façam o cadastro, mesmo aqueles que não usam a rede pública de saúde. Ele justifica que os médicos que atendem na rede particular de Unaí são os mesmos que atendem na rede pública.

"Eu recomendo que todos façam o cadastro, porque a gente nunca sabe quando a doença chega e vai precisar de atendimento. O sistema foi feito para atender toda a população de Unaí", afirmou.

Zona rural

Durante a entrevista, Delvito pediu aos moradores da zona rural que aproveitem a vinda à cidade para também fazerem o cadastramento. Segundo ele, é fácil, rápido e pode ser feito em qualquer unidade básica de saúde, e também na Central de Regulação e na Policlínica.

Nos distritos e povoados que tiverem "ponto de internet", segundo o prefeito, poderá ser enviada uma equipe ao local, a fim de facilitar a vida daquelas comunidades.

Comprovante de endereço

Durante o cadastramento, é exigido que o cidadão apresente o comprovante de endereço junto com o documento de identidade e o CPF. O prefeito afirma que foi muito questionado sobre o motivo dessa obrigação de apresentar o comprovante de endereço.

Delvito afirmou que essa foi uma determinação da empresa responsável pela implantação do programa, por ser fundamental para o bom funcionamento do sistema.

Ele explica que o Unaí Saúde é um programa desenvolvido para beneficiar "exclusivamente" os moradores de Unaí, que recolhem seus impostos aqui e vivem aqui.

Levantamentos feitos pela HS (empresa responsável pela implantação do programa) demonstram que o sistema municipal de saúde estava sobrecarregado por pessoas que vinham de outros municípios para consultar em Unaí, o que prejudicava os unaienses.

A comprovação obrigatória de endereço vai sanar esse problema, segundo Delvito. O objetivo é assegurar o melhor atendimento possível para os unaienses. Por isso, o prefeito pede aos cidadãos que cumpram certinho essa obrigação, passando informações corretas sobre o endereço durante o cadastramento.

Central de Regulação

Delvito disse ter ouvido pedidos para que a Central de Regulação não acabasse. Segundo ele, foi obrigado a tranquilizar algumas pessoas, explicando que a Central faz parte desse novo programa implantado pela administração.

Ele explicou que a Central de Regulação foi o primeiro passo na implantação do programa. A unidade ficará responsável por receber (do Sistema) principalmente os encaminhamentos para exames e para consultas especializadas (por exemplo, ortopedia, neurologia, cardiologia etc.).

Teleagendamento

O cidadão que precisa marcar uma consulta básica na rede pública unaiense hoje só o faz por meio de telefone fixo ou celular.

Ele liga na Central de Atendimento pelo 0800 642 44 43 e aguarda um retorno da central.

Porém, explica o prefeito, o cidadão deve ficar bastante atento ao retorno da chamada, porque o número que aparece na tela do celular (identificador de chamada) não será o 0800, mas virá com um DDD 051.

Portanto, se ligou no 0800 para agendar a consulta, aguarde uma chamada cujo DDD seja 051. O cidadão deverá ter bastante atenção para essa ocorrência.

Concentração e sobrecarga

Como o serviço de agendamento de consultas por telefone começou na segunda-feira (7/3), a equipe que faz o monitoramento percebeu uma grande sobrecarga do sistema.

Nesta primeira semana de funcionamento, a Central de Atendimento recebeu mais de 2.500 chamadas apenas de curiosos. Queriam apenas saber se o sistema estava funcionando.

Essa atitude sobrecarregou a central de teleagendamentos sobretudo no período da manhã durante toda a semana, prejudicando quem realmente precisava agendar sua consulta.

O prefeito lembrou que não há necessidade de concentrar ligações apenas num período do dia, pois o Teleagendamento de consultas funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, sem interrupção.

Cartão SUS

De acordo com Delvito Alves, a HS (empresa responsável pela implantação e desenvolvimento do programa de saúde unaiense) fez um levantamento que revelou Unaí possuir um cadastro com cerca de 150 mil cartões do SUS, dado considerado fora de questão, quando se leva em conta que Unaí possui pouco mais de 80 mil habitantes, segundo números oficiais do IBGE.

"Significa que pessoas de outras cidades estão sobrecarregando nosso sistema de saúde", resumiu Delvito, afirmando que durante muito tempo recursos públicos municipais vêm sendo utilizados para atendimento de outras cidades.

"Tivemos um caso ontem aqui de um cidadão morador de Paracatu procurando nosso sistema de saúde. Ora, ele tem de procurar o sistema de saúde da cidade onde mora em busca de atendimento", o prefeito advertiu.

Funcionamento pleno

Ao término da entrevista, o prefeito Delvito declarou que a expectativa do Governo de Unaí é de que o novo sistema de saúde municipal esteja funcionando plenamente num prazo de 30 a 40 dias, com os ajustes recorrentes.

"Estamos otimistas e queremos atingir um alto grau de satisfação das pessoas com o nosso novo sistema de Saúde", arrematou.

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Delvito conversa sobre o novo sistema de saúde com repórteres de rádio e TV

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Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012