Saúde lança teleagendamento de consultas; atendimento começa 2ª feira (7/3)

Na presença de um grande número de servidores e de lideranças (políticas, classistas, empresariais), o Governo Municipal lançou o serviço de agendamento por telefone das consultas médicas na atenção básica de saúde. O teleagendamento de consultas é mais uma etapa de implantação do novo sistema de gestão que está sendo implementado na saúde pública municipal. O ato de lançamento ocorreu na noite dessa quinta-feira (3/3), no plenário da Câmara Municipal.

A partir de segunda-feira (7/3), as consultas na atenção básica de saúde serão marcadas exclusivamente pelo telefone 0800 642 4443 (ligação gratuita). A Central de Atendimento funcionará de segunda à sexta, das 7h às 19h (sem interrupção).

As ligações dos unaienses deverão ser feitas por meio de telefone fixo ou celular. Para o caso de todos os atendentes da Central estarem ocupados com outras ligações, o sistema registrará o número do usuário e retornará a ligação (em seguida) tão logo algum atendente se desocupe.

Ou seja, não há necessidade de o unaiense fazer mais de uma ligação para a Central. É fazer uma só, e aguardar, que entrarão em contato.

Os atendentes da Central serão supervisionados por uma enfermeira, que ficará à disposição para tirar qualquer dúvida dos usuários que ligarem no 0800.

Gestão eficiente

A superação de mais uma etapa do novo programa (gestão informatizada) implementado na saúde municipal resulta da busca de um modelo mais eficiente e eficaz para o setor, segundo o prefeito Delvito Alves.

"A saúde é um desafio para todo o gestor público. Estamos implantando esse programa para uma  gestão eficiente contra os desperdícios e a favor do cidadão", resumiu.

Para Leandro Santos, diretor da Health Solutions (HS), empresa responsável pelo desenvolvimento do programa de gestão na saúde unaiense, umas das principais mudanças será a "democratização do sistema público, sem filas e sem interferência de políticos e outras lideranças".

Além de ressaltar a eficiência do novo sistema, o prefeito Delvito também lembrou o fim dos privilégios de agentes públicos que usavam a saúde como moeda para fins político-eleitorais.

"É o fim dos privilégios dos agentes políticos que manipulavam o sistema de saúde. Com a criação da Central da Regulação, com a adoção pelo município desse novo modelo de gestão do sistema, decretamos o fim da interferência do prefeito, do vice-prefeito, de vereadores e de outras lideranças na marcação de consultas, exames e cirurgias. Com isso, também acabamos com as filas no sistema", comemora o prefeito.

Além de anular a interferência política no sistema, o novo programa facilita ao gestor ter uma visão sistêmica do funcionamento da saúde unaiense. O cadastramento dos usuários (mais de 25 mil já foram cadastrados) é um passo fundamental para que o secretário de Saúde e assessores obtenham a medida real dos gargalos e demandas do setor, podendo fazer planejamento para atender a comunidade com base nessa demandas.

A relação médico/capacidade de atendimento/demandas da população mostrará ao gestor quem são os profissionais de saúde, o que estão fazendo, onde e em quais horários. Por outro lado, mostra o funcionamento de cada unidade de saúde e a resposta no atendimento à população.

"Gestão só pode ser feita com dados fidedignos, com informações. O setor de saúde unaiense viajava num avião Boeing, sem instrumento nenhum, gastando um monte de dinheiro", comparou o especialista, ao salientar que o novo programa corrigirá essa realidade.

Com a implantação do novo sistema, conforme destacam prefeito e consultor, a administração pública unaiense saberá exatamente onde e com o quê estão sendo gastos o dinheiro dos munícipes.

Além do prefeito e do representante da HS, falaram durante o ato de lançamento do Call Center da Saúde: Juliana Luiz (secretária de Saúde recém-empossada), Ernandes de Menezes Júnior (ex-secretário de Saúde) e vereador Paulo do Saae (representando a Câmara Municipal). Todos manifestaram otimismo frente às expectativas advindas de um novo tempo para a saúde unaiense.

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Mesa de autoridades durante o ato: representantes do Sindicato Rural, da Health Solutions
(empresa responsável pela implantação e desenvolvimento do programa), da Câmara Municipal,
do Governo Municipal, da Secretaria de Saúde e das Polícias Civil e Militar


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Câmara Municipal ficou lotada durante o lançamento do teleagendamento de consultas

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Prefeito Delvito explica o desafio: implantar um modelo de saúde eficiente para Unaí,
sem interferência dos políticos e com qualidade para a população


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Primeira família unaiense a receber o Cartão Unaí Saúde; distribuição dos cartões começa na
próxima semana