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Teleagendamento promete zerar filas na Saúde; lançamento será nesta quinta (3/3)

Depois de fazer um diagnóstico completo dos diversos segmentos da saúde municipal, criar a Central de Regulação, fazer o credenciamento dos usuários (Cartão Unaí Saúde), chegou a vez de lançar o serviço de teleagendamento (central de atendimento para marcação de consultas). O lançamento será no Plenário da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (3/3), às 19 horas. O ato vai marcar a superação de mais uma etapa da implantação do novo sistema de gestão da saúde pública unaiense.

A previsão é de que o Call Center entre em funcionamento a partir de segunda-feira (7/3). Desta data em diante, o usuário (ou paciente) precisa estar cadastrado no sistema para marcar consultas. 

O usuário não terá dificuldades para se cadastrar, porque todos os PSFs serão pontos de cadastramento. Além dos PSFs, o registro do usuário no sistema poderá ser feito também no prédio da Prefeitura, na Central de Regulação e na Policlínica.

Como o sistema estará todo interligado online, no minuto seguinte ao cadastramento, o usuário já poderá usar o Call Center para o serviço de teleagendamento.

O número de acesso à Central de Atendimento é o 0800 642 44 43, e o funcionamento será de segunda a sexta, das 7h às 19h (sem intervalos).

Processo

O teleagendamento é apenas uma das etapas da renovação do sistema de gestão da saúde pública unaiense, que será todo informatizado. Na primeira fase de implantação do programa, foi feito um diagnóstico da atenção básica e da atenção especializada de saúde.

Na nova etapa de desenvolvimento do programa, os profissionais de saúde estão passando por treinamento e capacitação para o atendimento padrão. Procedimentos operacionais se tornarão padrão em todas as unidades de saúde unaienses.

"O treinamento e capacitação dos profissionais da saúde visam à melhoria no atendimento e na administração do setor. A informatização de todo o sistema será uma ferramenta fundamental nessas melhorias, que serão sentidas tanto pelo administrador da saúde quanto pela população atendida", explica Maurício Bento, gerente de projetos da HS (Health Solutions) – empresa responsável pelo desenvolvimento do programa de gestão da saúde unaiense.

Segundo o especialista, todas as áreas da saúde municipal estão passando por diagnósticos técnicos e sendo melhoradas. Conforme projeções, em 30 dias após a implantação do Call Center, a população sentirá uma melhora significativa nos procedimentos.

Modificações

As modificações, de acordo com Maurício, atingirão não somente o setor de consultas, mas o sistema como um todo: setor de exames, de consultas especializadas, de urgências e emergências (pronto-socorro) e de farmácia básica.

Todas as unidades de saúde estão recebendo computadores e acesso ao banco de dados online, o que vai garantir todos os procedimentos em tempo real e a interligação de todas as unidades no sistema.

"É o fim das fichas e prontuários de papel", garante o diretor de projetos. Para ele, a interligação informatizada das unidades vai facilitar o fluxo de informações sobre o paciente.

Hoje, fichas e prontuários de papel dificultam o conhecimento do histórico do paciente por médicos, enfermeiros, técnicos e gestores das unidades.

" Com todo o sistema interligado online, haverá mais facilidade de acesso a informações do paciente como diagnósticos, locais de consultas, exames pedidos, oferta de medicamentos e encaminhamento para cirurgias. O prontuário eletrônico estará sempre acessível no sistema", afirma o gerente.

Os dados e informações de um mesmo paciente estarão disponíveis na rede de computadores de todas as unidades de saúde para os profissionais que farão o atendimento do paciente. Hoje, cada unidade possui uma informação "isolada" do paciente, em fichas e prontuários de papel.

Serviço

Ato de lançamento do serviço de Teleagendamento (Call Center para marcação de consultas)
Local: Plenário da Câmara Municipal de Unaí
Dia: quinta-feira, 03 de março
Horário: 19 horas

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Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012