Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

Com o Cartão Unaí Saúde em mãos, o morador de Unaí vai poder agendar consultas e exames por telefone, terá a confirmação via SMS e será lembrado 24 horas antes do procedimento. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ernandes de Menezes Júnior, o cartão evitará que o cidadão enfrente filas e garantirá um atendimento mais rápido na marcação de procedimentos na rede pública. Moradores de Unaí de todas as idades podem ser cadastrados.

Para fazer o registro pessoal no sistema e receber o Cartão Unaí Saúde, o cidadão (de todas as idades, incluindo crianças e bebês) deverá se dirigir a um dos pontos de cadastramento (Caic do Novo Horizonte, Central de Regulação, prédio da Prefeitura, PSF do bairro Jardim e PSF do bairro Bela Vista), portando Carteira de Identidade (ou Certidão de Nascimento), CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência em Unaí. A fotografia digital e a identificação biométrica serão colhidas no próprio local de registro.

O cadastramento dos usuários começou no dia 16 de novembro do ano passado e mais de 11 mil moradores de Unaí foram registrados no sistema. Como ainda falta muita gente para se cadastrar e a administração pública estima para março o início de funcionamento do teleagendamento (última etapa do trabalho), o secretário de Saúde conclama a população a se antecipar.

"Peço aos cidadãos que se cadastrem o quanto antes, porque quando iniciar o teleagendamento, o acesso será via telefone (0800). E aí, o registro de quem procurar o sistema deverá estar pronto. Se o usuário (ou paciente) não constar do cadastro municipal, poderá haver atraso no atendimento", alerta.

Tendo o cartão em mãos, segundo Ernandes, o usuário se livrará das filas, porque fará tudo por telefone. Mesmo o cidadão que não usa o sistema público de saúde ou pensa que nunca vai precisar por estar saudável atualmente, no entender do secretário, deveria fazer o cadastramento. "Não custa nada, e o cadastro fica pronto em apenas alguns minutos", adverte.

A implantação do teleagendamento é a última etapa de um processo que começou com pesquisa feita (pela administração pública de Unaí) em vários municípios brasileiros para buscar um modelo que mais se adaptasse à realidade unaiense. O melhor modelo foi identificado na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul.

Avanço operacional

De lá para cá, foram realizados diagnósticos de toda a estrutura física das instalações do setor de saúde unaiense e da capacidade técnica para promoção do trabalho. Os profissionais de saúde estão sendo capacitados para esse novo momento de gestão. "Eles estão sendo capacitados para que todas as unidades atendam da mesma forma, obedecendo a um plano operacional padrão. Isso garantirá igualdade e qualidade no atendimento aos usuários", salientou o secretário.

O novo modelo de gestão da saúde, na opinião de Ernandes, é muito completo, permeando o sistema como um todo, ligando a atenção básica à Central de Regulação, à Farmácia Básica e o Hospital Municipal. Todo o histórico do paciente estará à disposição do médico no prontuário eletrônico (do paciente). Isso vai facilitar para a farmácia saber o medicamento de que o paciente necessita, para a Central de Regulação saber a demanda por exames, e para o hospital saber a demanda do paciente por cirurgias ou outros procedimentos mais complexos.

Com a superação das etapas de cadastramento dos usuários e de implantação do teleagendamento, o sistema estará todo integrado e pronto para a execução (início previsto para março). "Já tiramos a influência dos agentes políticos do setor de saúde, que significou um grande avanço da cidadania. A próxima etapa é acabar com as filas e dar dignidade ao cidadão que procura o sistema. Este programa deu muito certo em cidades do Rio Grande do Sul, e em Unaí não será diferente", arrematou Ernandes.

saudecart
Depois de cadastrado no sistema, o cidadão receberá um cartão como este que garantirá o
acesso a todos os procedimentos por modelo de gestão informatizada; O novo sistema promete
acabar com as filas e garantir à população um atendimento mais rápido e qualificado