topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Médico urologista capacita servidores sobre câncer de próstata

Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde que atuam na Atenção Básica (municipal) receberam, na tarde dessa terça-feira (17/11), informações mais aprofundadas sobre o câncer de próstata. A capacitação dos profissionais da atenção básica de saúde unaiense ocorreu durante palestra do médico urologista Renato dos Santos Aucélio, que é professor universitário no curso de medicina da Faculdade Atenas de Paracatu, onde leciona a disciplina de Urologia. A capacitação é parte do programa Novembro Azul desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Unaí.

Durante a "aula", o professor/médico falou sobre o funcionamento da próstata, as melhores formas de prevenção das doenças prostáticas, os sintomas do câncer de próstata, maneiras de diagnosticar a doença, quando o paciente deve ser encaminhado para fazer uma biópsia, situações de tratamento do câncer e, finalmente, recomendações que os profissionais de saúde devem passar aos pacientes que procuram as unidades de saúde.

O médico urologista recomenda que homens acima dos 50 anos façam os exames (PSA e toque retal) periodicamente, ou de acordo com orientação médica.

Os descendentes de negros ou que tenham casos de câncer de próstata na família devem começar os exames a partir dos 45 anos de idade ou conforme orientação após análise médica.

Homens cujos familiares de primeiro grau tiveram câncer muito cedo (antes dos 50 anos, por exemplo) devem procurar as unidades de saúde por volta dos 40 anos para encaminhamento.

Os encaminhamentos para exames no SUS, porém, serão determinados pelos profissionais médicos após analisarem caso a caso o histórico familiar e a vida clínica de cada paciente.

Para proteger a próstata, o urologista afirmou que a receita é sempre o cultivo de hábitos saudáveis de vida, como alimentação balanceada (com consumo de frutas, verduras e legumes, entre os quais o tomate, por conter licopeno) e prática de atividades físicas.

Procurar o médico periodicamente, para a realização de exames e o controle das doenças, também entra no rol de atitudes preventivas, segundo o urologista.

Em referência ao câncer de próstata, o especialista ressalta que quanto mais cedo for o diagnóstico e início do tratamento, maiores as chances de cura.

Depois da palestra, Renato Aucélio respondeu às perguntas e dúvidas vindas do auditório.

Mais informações sobre o Novembro Azul e a campanha em prol da saúde integral do homem podem ser obtidas pelo endereço eletrônico www.saude.mg.gov.br/saudedohomem 


canprost 0002
A palestra do médico urologista Renato Aucélio aconteceu no plenário da Câmara Municipal

canprost 0001
Profissionais da atenção básica de saúde acompanharam atentamente a "aula" sobre câncer
de próstata




SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012