Equipe da Sesau realiza ações para orientar sobre câncer masculino

Como estratégia de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e do câncer de pênis, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) promove ações de orientação da comunidade. Algumas atividades (que fazem parte do Novembro Azul) ocorreram na manhã desta sexta-feira (13/11), na Praça JK (da Prefeitura).

Além de receber panfletos informativos e orientações pessoais, quem passava pela Praça da Prefeitura, principalmente a população masculina, podia fazer a aferição da pressão arterial, o exame de glicemia capilar e ainda aprendia exercícios práticos de alongamento e respiração.

Entre as mortes registradas por câncer no Brasil, o câncer de próstata é o segundo que mais mata o homem. Com relação ao câncer de pênis, são realizadas cerca de 1.000 amputações de pênis por ano no país.

Para fazer frente a esse quadro, autoridades e técnicos de saúde alertam que "é essencial que os homens sejam orientados de modo a reconhecer os sinais de alerta da doença para procurar o atendimento junto aos profissionais da sua unidade básica de saúde".

Capacitação

Uma das estratégias do SUS (Sistema Único de Saúde) para o enfrentamento do problema é a capacitação dos profissionais da atenção básica (município) visando orientar os homens sobre a sintomatologia do câncer (principalmente de próstata), como sintomas urinários.

Outra é qualificar agentes comunitários de saúde e todos os profissionais das equipes de saúde da família para que informem aos homens e a seus familiares sobre a importância do cuidado integral à saúde, os sinais e sintomas do câncer de próstata, e a necessidade de procurar a unidade de saúde de referência.

Para impulsionar essas iniciativas, a Sesau realiza um seminário para os profissionais da atenção básica de Saúde unaiense, na terça-feira (17/11), no plenário da Câmara Municipal, a partir das 14 horas.

prosta 0001
Agentes da Sesau passam informações para o público masculino

prosta 0002
Os homens também fazem aferição da pressão arterial e teste de glicemia capitar