Ponte da Avenida São João é liberada após receber reforço estrutural

A Prefeitura liberou, na tarde dessa quarta-feira (5/8), a ponte sobre o Córrego Canabrava, na avenida São João (acesso para bairros como Divineia e Bela Vista). A ponte recebeu reforço estrutural de vigas metálicas, ganhou pavimentação asfáltica e passagem segura para pedestres e ciclistas. O município investiu R$ 105 mil na obra, que começou a ser realizada no início do mês de junho.

Conhecida como ponte da Avenida São João, a estrutura fora construída (com apenas uma laje, sem vigas de sustentação) em administração municipal passada. O trânsito de carretas pesadas sobre a estrutura provocou desgastes e riscos de desabamento.

No início da atual administração, técnicos da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura, Trânsito e Serviços Urbanos (Semoit) detectaram a ameaça e sugeriram a interdição do trânsito até que a Prefeitura contratasse a obra de reforço da estrutura.

Com isso, abriu-se o processo de licitação para escolha da empresa que faria o serviço.

No primeiro certame da licitação, não apareceram empresas concorrentes. No segundo, apareceram concorrentes, porém apresentaram irregularidades na documentação.

Tal procedimento legal resultou em atrasos, pois o trânsito sobre a ponte continuava interditado e gerava transtornos para comerciantes do local e condutores que precisavam passar pela ponte.

Somente no terceiro procedimento, a JS Construtora (sediada em Unaí) cumpriu todos os requisitos para a execução da obra.

"A Prefeitura estava sempre agindo dentro da legalidade. Sempre soubemos que os danos causados na ponte geraram grandes transtornos para a população, mas não houve falta de ação do atual Governo Municipal", explicou o prefeito Delvito Alves.

A ponte agora foi liberada após receber o reforço de vigas metálicas, cuja estrutura permite receber peso superior a 80 quilos (antes só havia uma laje, sem vigas de sustentação e o conseqüente risco de desabamento); após receber 16,3 toneladas de asfalto usinado na pista de rolagem (antes, só havia concreto); após receber local adequado para passagem protegida de pedestres e ciclistas (antes, ciclistas e pedestres circulavam sob constante risco de atropelamento); e, finalmente, após receber sinalização na pista de rolamento (para direcionar devidamente o fluxo de trânsito, por tratar-se de via de mão dupla).

"Essa ponte é uma construção recente que não deveria ter sofrido tamanhos danos", disse Delvito, para quem "a obra agora será definitiva".

ponttee 0004
A pista de rolagem foi reconstruída com asfalto usinado e está devidamente sinalizada

ponttee 0005

ponttee 0003