Autorizada abertura de licitação para concessão pública do transporte municipal
- 01/07/2015 - 17:07
- Por Ricardo Ribas
O prefeito Delvito Alves e o secretário municipal de Obras, Infraestrutura, Transporte e Serviços Urbanos, João Lúcio Lima, assinaram (nesta quarta-feira, 1º de julho) termo de autorização para licitar "em nível nacional" a empresa que prestará serviço de transporte público coletivo (urbano e nos distritos) no município. O edital de licitação deverá ser publicado nos próximos dias. A vigência do contrato da concessão público poderá chegar a 20 anos.
De acordo com o prefeito, a expectativa da administração é que entre 90 e 120 dias Unaí terá uma empresa ofertando ônibus novos e modernos (alguns adaptados para pessoas com deficiência) para a execução do serviço de transporte coletivo nos bairros da cidade e nos distritos. O município (por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura, Transporte e Serviços Urbanos) se responsabilizará pela fiscalização da prestação do serviço.
O prazo de vigência da prestação de serviços será de 20 anos, a partir da data de assinatura do contrato de concessão pública.
A licitação, que terá o edital publicado "em nível nacional" nos próximos dias, será na modalidade Concorrência e do tipo "melhor proposta em razão da combinação dos critérios de menor valor da tarifa do serviço público a ser prestado, com melhor técnica".
Delvito explicou que esta é a primeira etapa das transformações que a administração pretende executar no setor de transporte público e, com efeito, no aperfeiçoamento do trânsito da cidade. Na segunda etapa, haverá diligências para a criação do Zona Azul, área de implantação de estacionamento rotativo no Centro da cidade.
O aumento de veículos circulando no Centro da cidade, com a crescente falta de vagas para estacionamento, provoca grande movimento no trânsito e reduz as vendas no comércio, segundo a Associação Comercial, que é uma grande articuladora da implantação do Zona Azul.
Aproveitando a presença de lideranças empresariais e classistas durante ato de assinatura, o prefeito Delvito destacou que essas novas iniciativas da administração devem ser "abraçadas" pela sociedade organizada.
"Em Unaí não existe a cultura do transporte coletivo. Por isso, vamos precisar do apoio da sociedade para a implantação desse projeto", disse o prefeito, dirigindo-se às lideranças presentes.
Clique aqui e conheça o ATO JUSTIFICADOR para a concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiro urbano e rural do município de Unaí.
Antes de assinar a autorização, o prefeito Delvito explicou como será o funcionamento do
transporte público aos presentes
Ao ato, compareceram lideranças empresariais, classistas e dirigentes de cooperativas
O prefeito afirmou que vai precisar da ajuda da sociedade organizada para a implantação dos
novos projetos