Município e Dnit discutem modificações em pontos da travessia urbana

O prefeito Delvito Alves recebeu, nessa terça-feira (30/6), o supervisor regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Antônio Péricles Ferreira, que veio ao gabinete discutir projetos de modificações na travessia urbana propostas pelo município. O Dnit foi o responsável pelo projeto e execução da obra da travessia urbana de Unaí, incluindo a obra do viaduto. Representantes da Prefeitura e da Polícia Militar participaram da reunião.

Durante a reunião, foram focalizados principalmente o projeto do município que visa à construção da rotatória (que vai facilitar o acesso aos bairros Riviera Park, Vale do Amanhecer e Aeroporto) e o projeto urbanístico em áreas do viaduto ("paredão" construído no acesso aos bairros Canaã e Novo Horizonte).

Com relação à construção de uma rotatória para facilitar o acesso aos bairros Riviera Park e Vale do Amanhecer, Ferreira sugeriu que o projeto (já modificado) seja avaliado em Paracatu, antes de seguir para Belo Horizonte, a fim de acelerar o trâmite. "O primeiro projeto da rotatória apresentado pela Prefeitura não estava de acordo com as normas do Dnit", disse o supervisor.

Um novo projeto foi apresentado, na tarde dessa terça-feira (30/6), pelo engenheiro projetista João Reis, responsável pelo projeto "municipal" da rotatória. "Hoje mesmo vamos fazer uma pré-avaliação, a fim de apressar a aprovação em BH. Depois disso, a liberação da construção da rotatória será imediata", explicou o supervisor do Dnit.

O município também pretende realizar obras urbanístico-estéticas na área do viaduto para melhorar o visual e disciplinar a ocupação do local, propostas que serão apresentadas pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e Secretaria de Meio Ambiente (Semand). De acordo com o supervisor, as propostas deverão ser apresentadas em forma de projeto.

Ferreira explicou que qualquer "intervenção" da Prefeitura em área do Dnit (como colocar semáforos ou placas de trânsito, por exemplo) precisa ser apreciada (avaliação de projeto do município) e autorizada pelo órgão federal, para não haver divergências.

Ele informa ainda, em relação à travessia urbana, que o Dnit não parou as ações após entregar a obra ao município. Para ilustrar sua afirmação, ele disse que continuam sendo instaladas defensagens metálicas de proteção nas pistas da rodovia e sinalização horizontal de trânsito.

E avaliou "ser normal" haver determinação (por parte do Dnit) de procedimentos para obras complementares, como instalação de passarelas, rotatórias e retornos ao longo da travessia.

Iluminação

Representantes da Polícia Militar enfatizaram que há uma demanda da população para que a área debaixo do viaduto receba iluminação pública. O supervisor do Dnit respondeu que a iluminação pública não seria responsabilidade do órgão.

O secretário municipal João Lúcio Lima (Obras, Infraestrutura, Trânsito e Serviços Urbanos) informou que a Prefeitura já pagou à Cemig para que fizesse a iluminação no local, mas o serviço não foi feito. O prefeito Delvito disse que resolverá essa pendência na matriz da Cemig em Belo Horizonte.

Municipalização

Na sequência, o prefeito reuniu-se com representantes regionais do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), para discutir a municipalização do trecho de cerca de 10 km da rodovia MG 188 – que começa depois da ponte sobre o Rio Preto e segue até a região do Mamoeiro/Santa Clara.

A administração municipal está lutando para que esse trecho da rodovia (que é de domínio do Estado de Minas Gerais) passe para o domínio do município, a fim de que intervenções (alargamento de pista, iluminação etc.) possam ser feitas para melhorar as condições da estrada e aumentar a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres.

Para dar mais rapidez ao processo, Delvito solicitou aos representantes do DER urgência no repasse de informações como "limites precisos" entre a faixa de domínio do perímetro urbano de Unaí e de faixa de domínio do setor de estradas e rodagem do Estado.

"Quando estivermos de posse dessas orientações técnicas, vamos fazer diligências para a criação do Projeto de Lei na Assembleia Legislativa, a fim de conseguir a municipalização desse trecho de rodovia", salientou o prefeito.

O coordenador regional do DER, Válter Andrade Porto, e a fiscal Érica de Paula Araújo afirmaram que vão empenhar esforços para acelerar o processo, porque há interesse do órgão estadual em resolver essa demanda do município.

A reunião foi acompanhada pelos secretários municipais João Lúcio Lima (Obras, Infraestrutura, Trânsito e Serviços Urbanos) e Carlos Lysias (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).

reudnit 0001
Prefeito Delvito e auxiliares discutem (com o supervisor do Dnit) projetos a serem executados
na travessia e no viaduto

reudnit 0002