Obra na Grota do Taquaril: começa a construção da galeria de águas pluviais

O prefeito Delvito Alves visitou, nessa sexta-feira (26/6), mais uma fase da obra de canalização e urbanização da Grota do Taquaril, que corta oito bairros de Unaí. Ele acompanhou o início da fase de construção de galerias de águas pluviais, fase posterior ao manilhamento da grota. O prefeito foi acompanhado pelo secretário João Lúcio Lima (Obras, Infraestrutura, Trânsito e Serviços Urbanos), por auxiliares diretos no gabinete e pelo diretor-adjunto do Saae (Serviço Municipal de Saneamento Básico), Herval Rodrigues.

O prazo estipulado para a construção de galerias é de 90 dias, ao final dos quais estará concluída a primeira fase (drenagem e canalização da grota), realizada pela Prefeitura em parceria com o Serviço Municipal de Saneamento Básico (Saae).

O prefeito informou que, no mês de julho, será aberto o processo licitatório que apontará a empresa responsável pela etapa de urbanização da Grota do Taquaril. O projeto prevê a pavimentação asfáltica do local, construção de pista para caminhada, construção de pracinhas e instalação da iluminação pública. De acordo com o planejamento, a Prefeitura também fará recapeamento asfáltico das ruas que margeiam a grota.

Para a execução dessa etapa final da obra (urbanização), a Prefeitura já tem os recursos assegurados em caixa: são R$ 3,5 milhões provenientes do Governo do Estado, conseguidos em parceria com o deputado Rodrigo de Castro.

A obra da Grota do Taquaril foi iniciada em fevereiro deste ano, como iniciativa proposta pelo Governo Municipal para canalização e urbanização da grota. Há cerca de 30 anos, a ação da chuva e do vento vinha aumentando a erosão que crescia ano após ano, engolindo ruas e casas, e tirando o sossego dos moradores vizinhos à grota.

A Grota do Taquaril corta os bairros Canabrava, Vale Verde, Dom Bosco, Primavera, Floresta, Novo Jardim, Serenata e Sagarana.

grotta 0001
A obra da Grota do Taquaril está na fase de construção das galerias de águas pluviais;
trecho no bairro Vale Verde

grotta 0003
Prefeito Delvito e auxiliares diretos visitaram a obra na sexta-feira (26/6)