Assinada ordem de serviço para obra na ponte da Avenida São João

O prefeito Delvito Alves e o secretário municipal de Obras, João Lúcio de Lima, assinaram, nesta quinta-feira (28/5), ordem de início de serviço para execução da obra de reforço estrutural da ponte sobre o Córrego Canabrava, na Avenida São João (bairro Divineia). O investimento do município na obra será de R$ 103,8 mil.

De acordo com o secretário João Lúcio, os danos na estrutura da ponte são decorrentes do trânsito de veículos pesados, como carretas bitrens. Segundo ele, a estrutura da ponte foi concebida para receber veículos leves. Mas, com o tempo, e o tráfego de veículos pesados, o problema foi agravado. Hoje, metade da pista está interditada pela Secretaria de Obras, Infraestrutura, Trânsito e Serviços Urbanos (Semoit).

O secretário conta que os danos estruturais foram detectados no fim do ano passado, quando estavam sendo feitos serviços de recapeamento e depararam com buracos no concreto da ponte. Feita a vistoria técnica, ficou constatado o desgaste estrutural provocado pelo tráfego de veículos pesados (tipo bitrem).

"A ponte foi projetada com apenas uma laje, sem viga de sustentação", atesta João Lúcio. Com essa constatação, a Secretaria de Obras iniciou a elaboração de um projeto para construir um reforço estrutural, utilizando malha de vigas metálicas na parte inferior da ponte. Depois de pronta, a nova estrutura poderá suportar até 60 toneladas.

O projeto prevê também a construção de uma "nova" passarela para pedestres, com corrimões de proteção.

Demora

Desde o fim de 2014, a ponte está recebendo somente trânsito em meia pista, situação que vem gerando reclamações por parte dos usuários. A demora na obra, segundo o prefeito Delvito Alves, deve-se ao processo licitatório para indicação legal da empresa que executaria o serviço, obedecidos os prazos regulamentados em lei.

"Somente no terceiro procedimento licitatório, nós conseguimos habilitar a empresa", disse o prefeito.

No primeiro certame da concorrência licitatória, não apareceram empresas concorrentes. No segundo, apareceram concorrentes, porém, apresentaram irregularidades na documentação. Somente no terceiro procedimento, a JS Construtora (sediada em Unaí) cumpriu todos os requisitos para a execução da obra.

"A Prefeitura estava sempre agindo dentro da legalidade. Sempre soubemos que os danos causados na ponte geraram grandes transtornos para a população, mas não houve falta de ação do Governo Municipal. Agora, os danos serão reparados, porque conseguimos habilitar esta empresa e estamos dando a ordem de serviço para o início da obra", explicou Delvito.

A expectativa da Secretaria de Obras é que o serviço comece a ser executado na segunda-feira, 1º de junho. A partir do início, a previsão é de 60 dias para conclusão.

"Essa ponte é uma construção recente que não deveria ter sofrido tamanhos danos", disse o prefeito, para quem "a obra agora deverá ser definitiva".

João Lúcio observa que, durante a execução, o trânsito na ponte não será interditado, e o fluxo de tráfego de veículos continuará como funciona hoje, em meia pista. Depois de pronto, reiterou o secretário, a ponte estará preparada para suportar até 60 toneladas.

ordpont 0001
Prefeito Delvito assina ordem de serviço para executar obra na ponte; prazo de execução
previsto é de 60 dias

ordpont 0002
Prefeito Delvito entre o representante da JS Construtora, Sérgio Pereira da Silva, e o secretário
de Obras, João Lúcio de Lima

ordpont 0003
A ponte sobre o Córrego Canabrava, na avenida São João, vai ganhar reforço estrutural com
malhas de vigas metálicas e nova passarela para pedestres, com corrimões de proteção;
Durante a obra, o trânsito de veículos sobre a ponte continuará em meia pista