Parceria entre Prefeitura e Saae garante início da obra da Grota do Taquaril

Foi dada a largada, oficialmente, para o início das obras de drenagem e canalização da Grota do Taquaril. O ato que marcou o início das obras ocorreu na manhã desta terça-feira (10/2), à beira da grota, no encontro das ruas Jabuticabas e Cajaranas, bairro Primavera. A primeira fase da obra (drenagem, canalização da água da chuva e terraplanagem) será de responsabilidade do Serviço Municipal de Saneamento Básico (Saae) e a segunda etapa (pavimentação asfáltica e urbanização) ficará a cargo da Prefeitura. O investimento total na obra é da ordem de R$ 7 milhões.

A Grota do Taquaril é resultado de uma erosão que vem crescendo há mais de 30 anos. A água da chuva e a ação do tempo vêm aumentando o fenômeno e provocando desassossego nos moradores. Ao longo dos anos, cresce a ameaça de ruas e casas serem "engolidas" pela grota. Ao problema social, somam-se também os problemas ambientais e de saúde pública, pois algumas pessoas jogam lixo e animais mortos no "grotão", aumentando a possibilidade do aparecimento de focos de doenças, entre as quais a dengue. Portanto, a obra corrigirá problemas de ordem socioambiental e sanitário.

Na primeira etapa, será feita a limpeza, canalização pluvial e terraplanagem dos 1.450 metros da grota, desde a rua da Serra até o "desemboque" no córrego Canabrava, atravessando bairros como Primavera, Canabrava, Sagarana, Vale Verde, Dom Bosco, Floresta e Novo Jardim. O valor orçado do serviço é de R$ 3,070 milhões. Caberá ao Saae a supervisão e fiscalização da obra, cuja execução ficará a cargo da NG Engenharia, empresa vencedora do processo licitatório.

A segunda etapa será de responsabilidade da Prefeitura, com a urbanização do local, que receberá pavimentação asfáltica, ciclovia, espaço de lazer e iluminação. O projeto está pronto, e os recursos públicos à disposição do município. O aporte de R$ 4 milhões foi garantido pelo Governo Estadual, com a intermediação do deputado federal Rodrigo de Castro.

Parcerias de resultado

O pontapé inicial da obra foi dado oficialmente pelo prefeito Delvito Alves, em companhia do deputado federal Rodrigo de Castro, do diretor-geral do Saae, Petrônio Cordeiro Valadares, e do secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Lúcio Lima.

Todos afirmaram que a administração unaiense (por meio da obra) atende a uma reivindicação antiga dos moradores, que veem (com muita preocupação) o problema se avolumando próximo de suas casas. Eles observaram que era o momento de "decretar o fim" do drama e das preocupações de inúmeras famílias, situação que havia sido negligenciada por administrações municipais anteriores.

Para o prefeito Delvito Alves, a obra da Grota do Taquaril, assim como outras que estão sendo executadas no município (como a obra de instalação do emissário de esgoto na região do Mamoeiro e a obra de asfaltamento atrás da Serra do Taquaril) são alvo das parcerias de resultado, do diálogo franco e da superação de dificuldades. "Nossa administração valoriza o dinheiro público, que é usado em benefício de toda a sociedade", afirmou o prefeito, após agradecer à diretoria do Saae e ao deputado pelas "fortes parcerias".

O deputado Rodrigo de Castro enfatizou que a Grota do Taquaril não significa apenas uma ameaça que paira sobre os moradores dos bairros atingidos, mas um incômodo para o prefeito. "O que vai permitir a realização desta obra foi uma ação firme do prefeito Delvito em BH, que levou o projeto, mostrou a necessidade de resolver esse problema, e insistiu. É mais uma obra fruto do arrojo e da coragem da administração unaiense", afirmou o deputado.

Petrônio Valadares e João Lúcio detalharam aspectos técnicos da obra e destacaram os benefícios para os moradores e a valorização dos bairros. "O problema da grota vem se arrastando há vários governos municipais. Sempre ficava para depois. Agora, isso vai acabar, e ficará definitivamente resolvido o problema. É uma grande conquista dos moradores", desabafou o diretor-geral do Saae, Petrônio Cordeiro Valadares.

taqua 0005
Parceria de resultados: prefeito Delvito comemora o início da obra, em companhia do deputado
Rodrigo de Castro, do secretário municipal João Lúcio Lima (Obras) e do diretor-geral do Saae,
Petrônio Valadares