Anteprojeto de rotatória é apresentado à comissão de moradores antes de ser protocolado no Dnit

O prefeito Delvito Alves abriu, nesta segunda-feira (9/2), reunião em que o secretário municipal João Lúcio Lima (Obras, Infraestrutura, Transito e Serviços Urbanos) apresentou o anteprojeto da obra da rotatória (de retorno na travessia urbana – BR 251) à comissão representantiva de moradores dos bairros Riviera Park, Vale do Amanhecer (acesso ao aeroporto e Park Chácaras Areia). Nesta semana, o anteprojeto será protocolado na Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Belo Horizonte. A execução da obra é de responsabilidade do Ministério dos Transportes e o custo estimado pode chegar a R$ 1 milhão.

De acordo com Delvito, o anteprojeto da rotatória foi elaborado conforme orientações do Dnit, que se comprometeu a executar a obra mediante a apresentação do documento (pelo município), depois de discutido com a comunidade. Agora, o anteprojeto será apreciado por equipes técnicas do Dnit.

"É um pequeno passo que estamos dando, para solucionar o problema de toda a travessia que é muito maior. Esperamos que eles (Dnit) tenham bom senso e sensibilidade na construção dessa rotatória, que é a maior reivindicação atual dos moradores dos bairros Riviera Park e Vale do Amanhecer", afirmou o prefeito.

Após a apresentação do anteprojeto da rotatória, o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Vale do Amanhecer, Marcos Danilo, disse estar agradecido e confiante, mas espera ver logo o cronograma de execução da obra estabelecido pelo Dnit.

Segundo ele, a falta de uma rotatória que permita um retorno mais rápido (sentido Unaí-Brasília) aos bairros Riviera Park e Vale do Amanhecer gera grande desconforto nos moradores. Como exemplo, ele cita a dificuldade de acesso urgente, por exemplo, de veículos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar a esses locais em casos de incêndios, acidentes e outras ocorrências que dependam da intermediação das forças de segurança.

Além do encaminhamento do anteprojeto à Superintendência do Dnit em BH esta semana, Delvito anunciou que o município pedirá uma audiência ao diretor-geral do órgão, em Brasília. "Vamos pedir ao diretor que nos ajude a encontrar uma solução alternativa para os problemas criados pela obra da travessia, que são muitos".

Segundo o prefeito, alguns dos problemas observados e que precisariam ser corrigidos: isolamento dos bairros Novo Horizonte, Canaã, Iuna e Cidade Nova; dificuldades criadas para os comerciantes instalados nas margens da BR-251; e pouca segurança no trânsito de pedestres, ciclistas e motociclistas.

rotat 0001
Secretário João Lúcio (Obras) apresenta anteprojeto da rotatória (retorno na BR-251) à comissão
de moradores do Riviera Park e do Vale do Amanhecer

rotat 0003