Prefeito e auxiliares visitam obra de asfaltamento que beneficiará Chácaras Rio Preto, ETE, frigorífico e aterro controlado

O prefeito Delvito Alves, acompanhado por secretários e assessores, visitou nesta terça-feira (3/2), a obra de asfaltamento que liga o final da avenida vereador João Narciso (bairros Cachoeira/Politécnica) ao frigorífico (à esquerda) e ao aterro controlado (passando pela via de entrada das Chácaras Rio Preto e da lagoa de decantação da Estação de Tratamento de Esgotos do Saae). É um percurso de mais de 5 km de extensão, em cuja obra estão sendo investidos R$ 6,8 milhões de recursos municipais.

O asfaltamento da região vai beneficiar os moradores das Chácaras Rio Preto (mais de 400 famílias) e qualificar o acesso à Estação de Tratamento de Esgotos do Saae, ao aterro controlado (para onde são levadas cerca de 60 toneladas diárias de lixo da cidade) e, também, ao Frigorífico União, que deverá ter sua capacidade produtiva aumentada, permitindo inclusive a exportação de carnes.

"Esta obra terá um reflexo positivo em toda esta região ao longo do tempo. Por exemplo, o frigorífico vai dobrar sua capacidade de produção e de geração de empregos, atuando até no setor de exportação de carnes. Outro reflexo é a expansão habitacional que deve acontecer com o crescimento e desenvolvimento desta região da cidade", prevê Delvito Alves.

De acordo com o prefeito, a execução da obra de asfaltamento (feita com recursos municipais) só está sendo possível, em razão do "choque de contenção de despesas" que a administração vem promovendo. "Medidas de austeridade administrativa, com disciplina e planejamento estão nos permitindo fazer essa e outras obras que vão beneficiar a população unaiense", afirmou Delvito.

Mais obras

Delvito Alves aproveitou o momento para lembrar obras que estão sendo executadas e programas que estão sendo desenvolvidos no município: 1) início da construção do emissário do esgoto que vai ligar a região do Mamoeiro/Santa Clara à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), uma obra de R$ 14 milhões que deve resultar em crescimento e desenvolvimento dos bairros, com a conseqüente expansão habitacional da região localizada após a ponte do Rio Preto;

2) construção do aterro controlado atrás da Serra do Taquaril, com a retirada do lixão da região dos bairros Cidade Nova, Novo Horizonte, Canaã e Iuna, e a consequente melhoria da qualidade de vida das populações e do meio ambiente;

3) fortalecimento do setor produtivo agropecuário, com reforma de estradas rurais (até o momento foram levantados e encascalhados mais de 6.000 quilômetros de estradas), e programa de impulso ao desenvolvimento da agricultura familiar, com a doação de 50 tratores (número que deverá ser atingido até o final de 2015) com implementos agrícolas para associações de pequenos produtores rurais;

4) construção de duas novas escolas municipais (nos bairros Novo Horizonte/Canaã e Canabrava), com recursos da ordem de R$ 6 milhões; 5) implantação da Central de Regulação de Saúde, para marcação de consultas, exames e cirurgias eletivas - essa medida retirou a influência política sobre a agenda de marcação de consultas e exames;

6) instalação da Casa de Barretos, pousada e ponto de apoio que a administração municipal mantém na cidade paulista, que recebe diariamente cerca de 60 unaienses em tratamento de câncer e acompanhantes; 7) Tentativa de municipalizar (em negociação com o DER) trecho da rodovia MG-188, que sai da Ponte do Rio Preto (no início da avenida Governador Valadares) e vai até o bairro Santa Clara, passando pelo Mamoeiro.

O prefeito lembrou ainda que Unaí é um dos 60 municípios mineiros (do total de 853) que pagaram o 13º salário e a folha de dezembro dos servidores públicos municipais. Acrescentou que o município fez o plano de carreira dos servidores do Saae e salientou que a administração municipal está trabalhando para instituir o plano de carreira dos servidores da Prefeitura.

Na próxima terça-feira (10/2), o Governo Municipal deverá anunciar oficialmente o início das obras de canalização da Grota do Taquaril, voçoroca que está "engolindo" partes de alguns bairros da cidade. Concluída a obra de canalização, o local será também pavimentado e urbanizado.

pavime 0001
Estão sendo asfaltados mais de 5 km de vias atrás da Serra do Taquaril

pavime 0004

pavime 0002