Rede de esgoto: prefeito assina ordem de serviço para construção de emissário que irá do Mamoeiro até a ETE

O prefeito Delvito Alves assinou, na quinta-feira (8/1), ordem de serviço para a construção do emissário de esgoto que ligará os bairros Santa Clara, Mamoeiro, Industrial e Água Branca (1 e 2) à Estação de Tratamento de Esgoto da cidade (ETE), que fica localizada no bairro Cachoeira/Politécnica. Uma obra de aproximadamente R$ 14 milhões (cerca de R$ 12 milhões liberados pelo Ministério das Cidades e R$ 1,9 milhão da contrapartida municipal – via Saae) e que vai percorrer um trecho de 13 quilômetros de extensão.

Para Delvito, a construção do emissário vai gerar, como efeito, mais saúde para as populações dos bairros beneficiados (porque haverá eliminação das doenças relacionadas diretamente à ausência de rede de esgotamento sanitário), e atração de novos investimentos, especialmente no setor da construção civil (com a abertura de novos loteamentos).

"A partir desta obra, ninguém mais aqui vai precisar conviver com fossas", afirmou o prefeito, durante a solenidade (ocorrida na praça do bairro Mamoeiro) de assinatura da ordem de serviço, que contou com a presença do deputado Rodrigo de Castro, de representantes do Governo de Unaí, da Câmara Municipal, de lideranças políticas, de lideranças comunitárias e de representantes das populações beneficiadas.

Além do fator saúde, Delvito também ressaltou a necessidade da construção de uma estrutura mínima nessa região para atrair investidores, visto que a tendência verificada é a cidade crescer em direção ao Mamoeiro, principalmente com a criação de novos loteamentos.

E o surgimento desses novos loteamentos, segundo o prefeito, serão fundamentais para minimizar os efeitos do déficit habitacional que atinge cerca de 15 mil famílias em Unaí. "Precisamos criar oportunidades para que as pessoas mais simples e humildes do município tenham condições de ter sua casa própria", salientou.

Na opinião do deputado Rodrigo de Castro, que intermediou a liberação do recurso no Ministério das Cidades em favor de Unaí, "é louvável" a atitude da administração municipal unaiense que está investindo em saneamento básico, enquanto menos da metade da população brasileira tem acesso garantido a redes de esgoto.

"As pessoas só vão ver essa obra quando forem feitos os buracos na terra. Mas as gerações futuras vão sentir os benefícios dessa grande obra, que trará saúde e dignidade para as populações beneficiadas", destacou o deputado.

Lideranças da comunidade dos bairros como o vereador Netinho do Mamoeiro, o presidente da Associação dos Moradores do Mamoeiro, Zé do Juca, e Valdeci Alves de Souza, qualificaram a obra do emissário como a "realização de um sonho" e como impulso inicial para o crescimento e desenvolvimento do Mamoeiro e bairros próximos.

Em pronunciamento, os líderes salientaram o "acerto" da política da administração municipal em construir primeiro a rede de esgoto, para somente depois fazer a pavimentação asfáltica. Na opinião das lideranças, "uma lógica de responsabilidade do gestor e de respeito ao dinheiro público".

Com a execução da obra do emissário, o asfaltamento dos bairros passa a ser prioridade na pauta de reivindicações das lideranças de Mamoeiro, Santa Clara, Industrial e Água Branca.

emissa 0003
Prefeito Delvito assina com a empresa construtora ordem de serviço de R$ 14 milhões

emissa 0004
Delvito: "Esta obra é uma vitória de todos nós"