Unaí inaugura sistema de videomonitoramento do Programa Olho Vivo

O Governo de Unaí e o Governo de Minas (por meio da Polícia Militar) inauguraram oficialmente, nessa terça-feira (30/12), o sistema de videomonitoramento do Programa Olho Vivo. O programa consiste em 16 câmeras de alta resolução (com grande capacidade de zoom) espalhadas por pontos estratégicos da cidade e uma sala de operações com acompanhamento de monitores por 24 horas. O investimento total no sistema é de R$ 1,2 milhão, com contrapartida do município de cerca de R$ 1 milhão. O município também é responsável pelo pagamento dos profissionais que fazem o monitoramento. O convênio de Unaí com o Estado tem prazo de 10 anos e a intenção é expandir o Olho Vivo para os bairros.

O assessor especial de gabinete, Osmar Leitão, representou a administração municipal na solenidade, que contou com a presença de autoridades civis e militares. No momento, o prefeito Delvito Alves cumpria agenda em Belo Horizonte, onde assinava convênios com o Estado para 2015.

Em seu pronunciamento, Osmar disse que há uma preocupação do governo unaiense na incrementação de melhorias no setor da segurança pública. Ele lembrou que nos últimos meses, a cidade recebeu modernos semáforos e também está formalizando novas parcerias com a Polícia Militar.

Execução

O sistema Olho Vivo vem funcionando de forma experimental em Unaí há cerca de dois meses. Nesse período, 10 prisões foram efetuadas como resultado do videomonitoramento.

"O programa representa um grande marco para a cidade, mais uma ferramenta de combate à criminalidade", afirmou o tenente-coronel Lemos, do Estado-Maior da 16ª Região da Polícia Militar.

Segundo ele, estudos apontam redução de 30% no índice de crimes nos lugares onde o sistema está funcionando, principalmente na prevenção a furtos, roubos e assaltos. "É uma ferramenta que apoia as guarnições nas ações preventivas de identificação, de cerco, bloqueio e abordagem das pessoas em atitudes suspeitas", explicou o militar.

Nos próximos 10 anos de vigência do convênio, haverá envolvimento do Governo Municipal e da Polícia Militar no sentido de ampliar o sistema a cada ano.

olho 0003
A sala de operações conta com profissionais, pagos pelo município, no monitoramento 24 horas

olho 0001
Autoridades civis e militares abrem oficialmente a solenidade