Depois de inaugurar oito semáforos de alta tecnologia, município vai instalar outros 15

A administração pública municipal inaugurou na manhã desta segunda-feira (25/8) oito semáforos com tecnologia de led e temporizador . No mesmo ato, o prefeito Delvito Alves assinou a ordem de serviço para a segunda fase de execução da obra, que prevê a instalação de mais 10 equipamentos. Após concluir a instalação dos 18 primeiros equipamentos, outros cinco já estão previstos em projeto aditivo.

O local utilizado para a inauguração oficial foi a interseção da Rua Prefeito João Costa com Avenida Castelo Branco, próximo à Capul. Lideranças políticas e classistas estiveram no local. Além desse, outros sete semáforos estão entrando em funcionamento: Rua São José com Rua Eli Pinto de Carvalho (Farmácia Collato); Avenida José Luiz Adjuto com Rua Afonso Pena (Bar Wiskinão); Rua Paracatu com Avenida Governador Valadares (Posto Planalto); Avenida Castelo Branco com Viaduto (Travessia na BR-251, entrada do Canaã); Rua Prefeito João Costa com Rua Aldeia (Primavia); Rua Celina Lisboa com Rua Natal Justino da Costa (Supermercado Bretas); e Rua Otávio Araújo com Matias Nunes (bairro Canaã).

"Com a inauguração desses semáforos, estamos impulsionando a política de fortalecimento da segurança no trânsito unaiense", afirmou o prefeito Delvito Alves, que lembrou ainda como medida de fortalecimento da segurança pública a instalação de câmaras de videomonitoramento nas principais ruas da cidade, em parceria com o Governo do Estado, e a construção da uma companhia da Polícia Militar no bairro Cachoeira, em parceria com a PM.

Presente à inauguração, o presidente da Capul, Valdinei de Oliveira, reconheceu a segurança que o novo semáforo vai garantir para quem circula nos arredores da Capul. "O trânsito de Unaí cresceu muito e precisamos de mais segurança. Aqui nesta esquina já aconteceram vários acidentes e, com essa medida, certamente serão reduzidas as ocorrências", salientou Valdinei.

Mais 10 semáforos
Na nova ordem de serviços assinada pelo prefeito, consta que a partir de 1º de setembro, serão trocados cinco semáforos antigos (que estão estragando muito) por novos equipamentos e instalados outros cinco em novas interseções de ruas.

Serão trocados por novos os semáforos antigos das seguintes interseções de ruas e/ou avenidas: Rua Celina Lisboa com Avenida Governador Valadares (Escola Domingos Pinto Brochado); Rua Aldeia com Avenida Governador Valadares (Rodoviária Velha); Rua Celina Lisboa com Rua Afonso Pena (Igreja Presbiteriana); Avenida Castelo Branco com Avenida Governador Valadares (Praça São Cristóvão); Avenida José Luiz Adjuto com Avenida Governador Valadares (Câmara Municipal).

As instalações em novos pontos ficarão nas seguintes interseções de ruas e/ou avenidas: Avenida Governador Valadares com Avenida São João (próximo à ponte sobre o Córrego Canabrava, na entrada do Divinéia); Rua Canabrava com Rua Nossa Senhora do Carmo (Edifício Teto Real); Rua das Camélias com Rua dos Lírios (bairro Jardim); Rua Djalma Torres com Rua Nossa Senhora do Carmo (Edifício Torre do Sol); Avenida Governador Valares com Rua Herculano Silva (Igreja Matriz).

A escolha dos locais para implantação dos equipamentos foi definida com base nos estudos conjuntos feitos pela Prefeitura e Polícia Militar, considerando variáveis como análise do potencial de acidentes e solicitações da população.

O investimento municipal na instalação dos 18 equipamentos é de R$ 773.487,00, oriundos dos cofres do município.

Projeto aditivo
A Prefeitura já está concluindo um novo estudo que aponta para a necessidade de outros cinco semáforos, agora em bairros. São quatro equipamentos previstos para o bairro Cachoeira e um para o bairro Novo Horizonte. Com o projeto aditivo, Unaí somará a instalação de 23 novos semáforos de alta tecnologia.

sinal 0001
A inauguração oficial dos oito primeiros semáforos foi na interseção da Avenida Castelo Branco
com Rua Prefeito João Costa, nas proximidades da Capul

sinal 0002