Cavalos soltos: apreensão vai mexer no bolso dos donos

A Prefeitura de Unaí e a Polícia Militar estão advertindo os donos de cavalos (ou bovinos) para que não deixem os animais soltos. Nos próximos dias, uma operação conjunta vai apreender os animais soltos em vias públicas. Depois de apreendidos, serão levados para terreno da Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior (Paoj), distante 35 quilômetros do Centro da cidade. Se quiser reaver o animal, além de pagar a multa aplicada pela Prefeitura, o dono vai amargar outros prejuízos: terá de pagar (ao Estado) o transporte e a ração do animal.

De acordo com a legislação municipal, os donos devem manter os animais presos. Os cavalos soltos comem as plantas ornamentais cultivadas pela Prefeitura e por moradores, oferecem risco de acidentes e ainda sujam as vias públicas.

"Os cavalos estão comendo tudo o que a Prefeitura e os vizinhos plantaram lá no fim do córrego, no bairro Canabrava", pontua o secretário municipal Durval Mendonça (Obras, Infraestrutura, Trânsito e Serviços Urbanos).

A apreensão dos animais será feita em conjunto pela Prefeitura e Polícia Militar. Por possuir veículos próprios, A PM (Rodoviária e de Meio Ambiente) transportará os animais até o terreno da Paoj. Os donos dos cavalos (ou bois) apreendidos terão de ressarcir o Estado pelos gastos da operação.

A proibição de deixar os animais soltos nas vias públicas (e a respectiva determinação de multas) está prevista no Código Municipal de Posturas de Unaí.

cavsolt 0001
Cavalo sendo preparado para transporte na unidade de Companhia da PM de Meio Ambiente e
Trânsito Rodoviário, no bairro Canaã