topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

PMU possui caçambas para receber lixo nos distritos

O lixo recolhido dentro dos distritos de Garapuava, Boa Vista, Ruralminas e Pedras de Marilândia deve ser despejado em caçambas instaladas em pontos estratégicos pela Prefeitura de Unaí (PMU). Essa a recomendação. Os coletores, normalmente, recolhem o lixo (nas portas) e transportam até as caçambas. Mas, nem sempre funciona assim.

 

No caso de Garapuava, por exemplo, são duas caçambas instaladas. Ainda assim, a PMU precisou enviar equipe esta semana ao distrito para acabar com um depósito de lixo que ia se formando em ponto distinto, afastado das caçambas.

 

O secretário municipal Durval Mendonça (Obras) afirma ter recebido informações de que "fazendeiros" (sitiantes, chacareiros) estão trazendo lixo e despejando "fora das caçambas".

 

Quem traz o lixo de fazendas (sítios,chácaras), porém, deve descartá-lo diretamente dentro das caçambas, e não formar depósitos de lixo em outras áreas do distrito. Foi para evitar a formação de "lixões" e os riscos de impactos socioambientais e sanitários nas localidades mais habitadas que a PMU contratou empresa com cerca de 20 caçambas.

 

Como funciona?

 

Nos quatro distritos onde há caçambas, a PMU instrui os coletores a avisar quando elas estão cheias de lixo. A cada caçamba (cheia de lixo) trazida para o aterro controlado, o caminhão deixa uma vazia no local. E a operação vai se repetindo, conforme a necessidade.

 

No caso de povoados que não dispõe do serviço de caçambas, em razão da pouca quantidade de lixo produzida, a PMU faz a coleta quando acionada por moradores ou associações comunitárias. Quantidades pequenas de lixo (como a produzida em pequenos povoados), explica Durval, acabam apodrecendo dentro das caçambas, gerando mau cheiro e riscos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

 

Nos pequenos povoados, a PMU se prontifica a recolher o lixo desde que acionada por moradores ou associações comunitárias. O telefone é o 3677-9610, ramal 9020.


"A necessidade de instalação de caçambas onde há mais aglomeração de pessoas segue uma avaliação da equipe", explica o secretário. Ele, no entanto, conclama os moradores dos arredores do distrito que ajudem a Prefeitura nesta empreitada de limpeza. "O trabalho só vai surtir o efeito desejado, se o fazendeiro (chacareiro, sitiante) depositar o lixo nas caçambas. Se jogar em qualquer lugar, vai formar um lixão. E aí é ruim pra todo mundo".

 

E, no caso de Garapuava, são duas caçambas à disposição. E um caminhão, sempre pronto, para recolher a caçamba cheia e substituí-la por outra vazia. O lixo recolhdo nos distritos é trazido até a cidade e despejado no aterro controlado, atrás da serra do Taquaril. 

 

 lixogarapa 0006
Área no distrito de Garapuava onde começou a se formar um depósito de lixo

lixogarapa 0005

lixogarapa 0004
PMU limpa a área e pede a moradores do entorno de Garapuava que descartem o lixo nas
caçambas instaladas no distrito


lixogarapa 0003
Toda vez que uma caçamba enche, é substituída

lixogarapa 0001
O lixo recolhido é despejado no aterro controlado

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012