topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

SAAE 50 anos: autarquia prepara projetos para ampliar sistemas de água e esgoto

O Serviço Municipal de Saneamento Básico (SAAE) completa 50 anos nesta segunda (27/11). Com capacidade de abastecimento de água "exaurida", a autarquia trabalha no sentido de ampliar o volume de produção da Estação de Tratamento de Água e aumentar os reservatórios nas partes mais altas da cidade, para assegurar maior capilaridade à distribuição. No sistema de esgotos, o SAAE planeja drenar o lodo da lagoa de decantação e ampliar a capacidade da elevatória final da Estação de Tratamento de Esgotos no bairro Cachoeira.

 

Para ampliar a capacidade da Estação de Tratamento de Água de 240 litros por segundo para 360 litros por segundo, a diretoria do SAAE contratou os serviços de um professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), PhD em sistemas de saneamento. O especialista já veio a Unaí e está preparando um diagnóstico do sistema unaiense. O novo sistema de abastecimento de água será desenhado para atender uma população de 180 mil habitantes.

 

De acordo com o diretor-geral do SAAE, Geraldo Oliveira, depois de ter a capacidade de tratamento ampliada (hoje, trabalhando no limite), o investimento seguinte será na distribuição de água. "Vamos levar água nos loteamentos, no campus da UFVJM (saída para Paracatu) e nas partes altas da cidade. Nesses locais mais altos, precisamos aumentar os reservatórios para fazer melhor distribuição".

 

Esgoto

 

O sistema de esgotamento sanitário também inspira cuidados especiais, segundo Oliveira. A lagoa de decantação da Estação de Tratamento de Esgoto, atrás da Serra do Taquaril, está saturada com lodo depositado no fundo da lagoa.

 

"Um leito de secagem está sendo preparado pelo SAAE para receber o lodo que vamos drenar da lagoa de decantação. Vamos dar a destinação correta a esse material, conforme o grau de poluição que ele apresentar", disse Oliveira.

 

Medida mais urgente, avalia o diretor, é ampliar a capacidade de operação da elevatória final de esgoto situada no bairro Cachoeira. No período chuvoso, com o aumento de volume de água, há risco de vazamento de esgoto para o rio, situação que reclama solução urgente. O projeto está sendo licitado pelo SAAE.

 

Enquanto isso, a Prefeitura continua a obra do emissário do esgoto do Mamoeiro, que vai atender todos os bairros formados, e em formação, depois da ponte sobre o rio Preto. "Vamos chegar a 100% de atendimento à população", garante Oliveira.

 

A sintonia entre a Prefeitura e o SAAE é a receita do prefeito Branquinho para enfrentar as dificuldades impostas pelos novos tempos. "Precisamos expandir o sistema de água e esgoto para acompanhar o crescimento da cidade". Crescimento que, segundo o prefeito, precisa ocorrer com planejamento, ordem e obediência às regras. Para isso, garante ele, o município necessita contar com o apoio e a compreensão dos loteadores e da população.

 

50anos 0001

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012