ADEUS GROTA DO TAQUARIL

A Administração Pública Municipal está dando fim a um problema que havia décadas tirava o sono e o sossego de moradores dos bairros Canabrava, Vale Verde, Dom Bosco, Primavera, Floresta, Novo Jardim, Serenata e Sagarana (especialmente os vizinhos da grota). Tirava o sono, porque a erosão crescente da Grota do Taquaril estava engolindo ruas e ameaçando casas vizinhas. Tirava o sossego, porque acabou se transformando num problema ambiental e de saúde pública. Como sequência às obras de drenagem, canalização e aterramento da grota, foram autorizadas na noite dessa quarta-feira (29/6), as duas últimas fases do projeto: asfaltamento e iluminação pública do eixo onde um dia existiu a grota. A obra vai atingir os cerca de 1.200 metros de extensão, e o investimento municipal (na obra completa) deve ultrapassar os R$ 7 milhões.

A Grota do Taquaril não era apenas uma grande erosão que ameaçava ruas, casas e a segurança das pessoas, mas ao longo dos anos transformou-se também num problema ambiental e de saúde pública, já que recebia lixo (inclusive animais mortos, pneus, manilhas, água da chuva) com as ameaças recorrentes.

Tal situação tirava o sossego dos moradores próximos também por oferecer risco constante de formar criadouros do mosquito da dengue (que também transmite o zika vírus e a febre chicungunha).

Depois de canalizada e aterrada, a obra da "grota" entra nas fases de execução da pavimentação asfáltica (com pista de rolamento para veículos e calçadão para caminhadas) e da instalação da iluminação pública em toda a sua extensão.

Faz parte do projeto de urbanização da Grota do Taquaril ainda o recapeamento de 34 ruas adjacentes ao eixo (onde um dia existiu a grota).

A expectativa é que o asfaltamento do eixo seja realizado em 60 dias.

Quadra poliesportiva

No mesmo ato em que o prefeito Delvito Alves assinou a ordem de serviço para a conclusão das obras na Grota do Taquaril, ele entregou à comunidade do Primavera e bairros circunvizinhos a quadra poliesportiva coberta da Rua Roraima, no bairro Primavera.

A quadra é fruto do investimento de R$ 270 mil, oriundos de recursos de emenda parlamentar (200 mil reais) e contrapartida do município (70 mil reais).

taquagrota 0005
Vista aérea do aterramento da grota: parte final da primeira etapa da obra, já concluída

taquagrota 0006
O aumento constante da erosão, ao longo de décadas, ameaçava engolir ruas e casas