Grota do Taquaril: autorizada 2ª etapa da obra

O prefeito Delvito Alves assinou, na segunda-feira (11/1), ordem de serviço autorizando o início da segunda etapa da obra da Grota do Taquaril. Esta fase da obra compreende o asfaltamento do eixo da grota e o recapeamento de 35 ruas (circunvizinhas) que confluem para o eixo. A empresa responsável pela obra será a Tamasa Engenharia (vencedora da licitação) e o investimento será de R$ 3,18 milhões. O ato da assinatura foi acompanhado por cinco vereadores (Petrônio Nego Rocha, Paulo do Saae, Paulo Arara, Dorinha Melgaço e Edimilton Andrade) e por secretários municipais.

Esta etapa, prevista para começar na segunda-feira (18/1) com o recapeamento das 35 ruas, ocorre paralelamente ao fim da primeira fase (drenagem da grota) que está 68% concluída.

Na terceira e última etapa, depois da conclusão das obras de drenagem (R$ 3,5 milhões), pavimentação do eixo da grota e recapeamento das ruas vizinhas (R$ 3,18 milhões), será executada a iluminação do trecho, investimento de 200 mil reais com recursos próprios do município.

A intervenção está sendo feita em 1.188 metros que compreende toda a extensão da grota, que corta os bairros Canabrava, Vale Verde, Dom Bosco, Primavera, Floresta, Novo Jardim, Serenata e Sagarana.

A obra de drenagem e urbanização da Grota do Taquaril (que prevê trecho com jardim e pista de caminhada) é um antigo anseio dos moradores vizinhos da grota. Preocupados com o crescimento dos riscos provocados pela expansão da grota, há muito tempo exigiam uma solução para a erosão que "engolia" ruas e ameaçava casas.

A Grota do Taquaril tornou-se também um problema de meio ambiente e de saúde pública, já que lixo e entulho eram constantemente jogados no local.

Os cinco vereadores presentes elogiaram a execução da obra, principalmente quando anunciada em momento de crise nacional que atinge em cheio os municípios.

O presidente empossado da Câmara Municipal, vereador Petrônio Nego Rocha, elogiou o projeto como "audacioso" e enfatizou que "o povo de Unaí merece essa grande obra, um presente de ano novo para a cidade".

A expectativa da administração municipal é entregar a obra concluída em meados deste ano.

As ruas que serão recapeadas: Montevidéu, Assunção, Bogotá, Equador, Caracas, Honduras, San Salvador, Porto Rico, Buenos Aires, Olavo Francisco Oliveira, Abel Ferreira, Amapá, Augusto Calheiros, Cajaranas, Carambolas, das Flores, das Framboesas, das Jaboticadas, das Mangabas, das Pitangas, dos Caquis, dos Jambos, Dr. Geraldo Furtado, Dulce Torres, Geraldo R. Campos, Goiás, Heitor M. Viana, José Versiani, José R. dos Santos, João A. Cornélio, Olavo F. de Oliveira, Oto Carneiro, Pará, Roraima e Sebastiana S. Coelho.

grotasegu 0001
Assinatura de ordem de serviço autoriza o início da 2ª etapa da obra, que compreende o
recapeamento de 35 ruas e o asfaltamento do eixo da Grota do Taquaril

grotasegu 0002