Fim do lixão: Aterro Controlado já está em pleno funcionamento

O Aterro Controlado, construído pela Prefeitura de Unaí atrás da Serra do Taquaril - depois da lagoa de decantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE do Saae) -, já está em pleno funcionamento desde a terça-feira, 8 de julho. As cerca de 60 toneladas de lixo coletadas diariamente em Unaí estão sendo encaminhadas para o aterro, situação que promove o fim do lixão nas imediações dos bairros Cidade Nova, Iúna, Novo Horizonte e Canaã.

Após despejadas na vala, as 60 toneladas diárias de lixo são aterradas e compactadas por um trator de esteira de 25 toneladas. Todo o trabalho de controle e manutenção do Aterro Controlado é feito por empresa vencedora de licitação pública contratada pelo município, supervisionado por engenheiro sanitarista e está sob fiscalização da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semoit).

O Aterro Controlado ocupa um espaço de 100 metros de cumprimento por 40 metros de largura e 4 metros de profundidade. O município investiu R$ 145 mil para abrir a vala e investirá R$ 80 mil por mês para custear todo o processo de aterramento do lixo, controle e manutenção do local. A capacidade de duração do aterro (espécie de prazo de validade) é de 12 meses.

Para proteger o local e as máquinas, a área será cercada com arame farpado reforçado e, na entrada, está sendo providenciado um portão com guarita, onde vai funcionar um serviço de vigilância 24 horas.

Lixão
O lixão (ora desativado) funcionava no fundo dos bairros Cidade Nova, Iúna, Novo Horizonte e Canaã havia quase 40 anos e a proximidade com o "vizinho indesejável" era uma reclamação constante da população dos bairros. Mau cheiro, moscas, fumaça e, em decorrência, problemas respiratórios (principalmente em crianças) estavam entre as principais queixas.

O local do antigo lixão, área pública de 10 hectares (equivalente a 10 campos de futebol) será lacrado e recuperado. A Administração Municipal planeja cercar e limpar o local e nos arredores, onde houver lixo espalhado. Depois de cercar a área, o solo vai ser drenado, para captura do chorume (líquido escuro proveniente do lixo e com alta carga poluidora), que posteriormente será enviado para a lagoa de decantação da Estação de Tratamento de Esgoto do Saae.

aterr 0003
O Aterro Controlado (situado atrás da Serra do Taquaril, depois da lagoa de decantação da
ETE) está  funcionando desde o dia 7 de julho, situação que permitiu a desativação do lixão,
que funcionava nos fundos do Cidade Nova, Iúna, Novo Horizone e Canaã havia quase 40 anos