Município promove Semana do Meio Ambiente e anuncia ações para o setor

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semamd) promoveu ações nos dias 5 e 6 de junho para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6). O estacionamento do Supermercado Bretas recebeu exposição de fotografias, mostra de artesanato e material reciclável, exibição de espécies da fauna e flora locais e ainda distribuição de mudas de árvores. A data também serviu para distribuir material informativo e propor reflexões sobre a necessidade da conservação e preservação do ambiente.

Durante a abertura oficial, na noite de quinta-feira (5/6), o prefeito Delvito Alves chamou a atenção para a necessidade da proteção dos recursos naturais, elogiou as parcerias necessárias para atingir esse intento e destacou o programa de plantio de árvores que será desenvolvido em Unaí.

"O meio ambiente equilibrado é necessário na vida das pessoas. O desenvolvimento social e econômico não pode deixar de lado o meio ambiente, precisam trabalhar juntos o conceito de sustentabilidade", disse o prefeito, ao destacar parceiros como IEF (Instituto Estadual de Florestas), Emater, Polícia Militar Ambiental, ONGs ambientais, além de segmentos e representações da comunidade que podem engrossar as ações pró-sustentabilidade, ou seja, crescimento socioeconômico com preservação ambiental.

Após falar da necessidade do pacto em prol da preservação ambiental, o prefeito Delvito citou o projeto municipal de arborização da cidade. "Vamos fazer um grande plantio de árvores em toda Unaí. Queremos melhorar o clima, melhorar o visual e tornar Unaí uma cidade melhor para se viver", declarou.

Para o sucesso do projeto, Delvito disse que vai estabelecer uma parceria de resultados com todos os segmentos da cidade. "Precisamos da ajuda dos órgãos ambientais governamentais e não governamentais e também das comunidades para implementar o plantio de árvores na cidade, para melhorar o clima, o ambiente e o visual", afirmou.

Parcerias e ações
Além do projeto de arborização da cidade, o secretário municipal Carlos Lysias (Meio Ambiente) citou a coleta de pneus inservíveis como outro projeto exitoso em prol do meio ambiente unaiense. "Já conseguimos retirar da cidade centenas de quilos de pneus que não serviam mais e estavam jogados na natureza", comemorou.

Segundo ele, isso só foi possível em razão da parceria com a Arepu (Associação dos Revendedores de Pneus de Unaí), que construiu um galpão (em terreno doado pelo município) para recolher os pneus inservíveis. Mas para que o projeto continue dando resultados, o secretário clamou pela participação da sociedade. "Faço um apelo à população para que não jogue pneus velhos em lotes vagos, nos quintais das casas, em grotas ou no lixão. Isso contamina o ambiente e ainda pode gerar problemas de saúde pública, como a dengue".

Com relação ao projeto de arborização da cidade, Carlos Lysias disse que o projeto já está pronto e somente a parceria com o IEF resultou na liberação de 5.000 mudas de árvores prontas para o plantio. Ele afirmou que o trabalho foi iniciado, e árvores ornamentais já podem ser observadas em canteiros centrais de avenidas e ruas. Ele reconheceu, no entanto, que o trabalho apenas começou, mas parou porque a Semamd está aguardando a chegada de um caminhão pipa adquirido pelo município para cuidar das mudas.

Conscientização
Prefeito e secretário observaram que o êxito dos programas para melhorar o ambiente urbano depende da ajuda da população.

Ajudar a cuidar das árvores plantadas, não jogar lixo nos canteiros onde o município está plantando grama e árvores ornamentais, acondicionar o lixo em sacos fechados e colocar nas portas nos dias e nos horários agendados para a coleta do lixo são ações que o secretário municipal de Obras, João Lúcio Lima, cita como fundamentais para o sucesso dos programas de natureza ambiental.

"Peço aos comerciantes das avenidas Governador Valadares, José Luiz Adjuto e São João que não coloquem o lixo nos canteiros centrais. Estamos plantando gramas, palmeiras, árvores ornamentais, mas o pessoal está colocando sacos de lixo em cima das mudas. Quero aproveitar a semana do meio ambiente para pedir esse apoio", conclamou aos presentes.

João Lúcio lembrou ainda que o município está dando os últimos passos para acabar com o lixão municipal, "que tanto prejudica os moradores dos bairros Novo Horizonte, Canaã, Cidade Nova e Iuna". Segundo observou, o município julga este mês a licitação para contratar a empresa que vai gerir o aterro controlado de Unaí, construído atrás da Serra do Taquaril.

Outra novidade, segundo o secretário de Obras, é a compra de seis caminhões pipa que vão lavar as ruas da cidade. "Vamos acabar com a poeira e dar um aspecto mais limpo à cidade", disse.

Ao final da abertura, João Lúcio deixou uma reflexão: "Uma cidade limpa não é aquela que mais se limpa, mas aquela que menos se suja".

Concurso Fotográfico
Como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, a Semamd realiza o 5º Concurso Fotográfico "Natureza em Foco".

Podem participar alunos das escolas públicas e particulares de Unaí, em três categorias: 1º ao 5º ano, 6º ao 9º ano e ensino médio. Serão premiados os três primeiros trabalhos fotográficos (motivação ambiental) de cada categoria escolhidos por uma comissão julgadora.

Ver regulamento e outras informações sobre o concurso em banner neste site.

ambien 0001
A Semamd e parceiros montaram estandes na área de estacionamento do Supermercado Bretas

ambien 0002
Representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal, da Polícia Militar Ambiental e do Saae