Governo Municipal assina convênio para melhoria da coleta seletiva e inclusão produtiva de catadores do lixão

Melhorar a coleta seletiva do lixo e promover a inclusão produtiva dos catadores do lixão estão na pauta do convênio assinado, nessa quinta-feira (12/12), entre a Prefeitura de Unaí, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) e o Ministério Público de Minas Gerais. O programa já está em fase de planejamento e a meta é iniciar a execução das ações em junho de 2014.

Durante a assinatura do convênio, o prefeito Delvito Alves disse que existe uma preocupação muito grande de sua administração em fazer o que for necessário para dar destinação correta às ações de promoção social e de preservação do meio ambiente. "Só precisamos que haja um planejamento adequado, para que a Prefeitura possa adequar os recursos e o corpo técnico de servidores às demandas", ressaltou.

Também presente à assinatura do convênio, o promotor de justiça Diogo Cabral reconheceu a importância do trabalho, que em Minas Gerais tem a parceria do governo do Estado e do Ministério Público, e elogiou a disposição da administração municipal na parceria. "Estamos otimistas com os avanços, porque vemos que existe realmente o interesse do prefeito e da administração em solucionar os problemas existentes", afirmou.

Os secretários municipais Carlos Lysias (Meio Ambiente), Gilmar da Silva (Desenvolvimento Social), Francisca Peres (Educação) e João Lúcio Lima (Obras e Serviços Urbanos) também acompanharam o ato. Juntamente com os servidores envolvidos no programa, assumiram compromisso de centrar esforços para auxiliar no planejamento do CMRR e na execução das ações.

Planejamento

Na tarde dessa quinta-feira mesmo, o diretor executivo do CMRR, José Aparecido Gonçalves, e o engenheiro do órgão Murilo Zaparoli (responsável pela mobilização social) reuniram-se com os grupos técnicos do município.

Um grupo foi criado para pensar toda a infraestrutura e logística necessária para as ações, outro para pensar o trabalho de mobilização e educação da comunidade, um terceiro grupo para pensar a legislação – a fim de que a coleta seletiva se torne de fato um serviço efetivo em Unaí, e o último grupo vai planejar a educação para mudança de hábitos da população.

"Nós temos até o final do mês de janeiro para consolidar todo o cronograma das ações e até junho de 2014 para relançar a coleta seletiva no município", afirmou José Aparecido Gonçalves. Além do avanço ambiental, já que parte do lixo com valor de reciclagem será coletado e encaminhado para a Associação Recicla Unaí, haverá também a conquista social, já que a ideia é remover os catadores do lixão e encaminhá-los para o trabalho na cadeia produtiva da reciclagem.

recicla 0002
Prefeitura, governo de Minas e Ministério Público assinam ato em prol do avanço
socioambiental

recicla 0001