Município intensifica limpeza para se antecipar ao período chuvoso

As Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semamd) e de Obras (Semoit) estão intensificando os trabalhos de limpeza da cidade, como medidas de ações preventivas contra o período chuvoso e os efeitos recorrentes, para conter o crescimento do mato, o acúmulo de "lixo" e a possibilidade de formação dos criadouros do mosquito da dengue. O trabalho de limpeza está se reiniciando nas margens do Córrego Canabrava e nas principais ruas e canteiros do bairro Divineia. Em seguida, a ação será desencadeada no Cachoeira.

A parceria entre a Semamd (orientação e supervisão) e a Semoit (mão de obra e equipamentos) está garantindo, por exemplo, a limpeza das margens do córrego (com a retirada de lixo e entulho de dentro), e a limpeza geral dos lotes e áreas públicas, com corte de mato e remoção de entulhos e galhos.

Já o leito do Córrego Canabrava está sendo limpo de 15 em 15 dias. A cada quinzena, durante a madrugada, servidores da Semoit (com apoio do caminhão-pipa) removem o lodo que vai se formando em toda a extensão "urbanizada" do córrego.

A retirada do lodo não é feita somente em trecho do leito nas proximidades da Avenida Governador Valadares, onde existe uma nascente (de água) e desova de peixes.

Além da grama (que está sendo aparada) e do mato (que cresce às margens do córrego), ervas daninhas (folha larga) também são alvo de atenção.

Para eliminar as ervas daninhas que nascem à beira do córrego, as equipes usam produtos químicos, que são utilizados durante a madrugada, para não causar transtornos à população, e durante o período seco, a fim de evitar que a chuva carregue o "veneno" para o leito do córrego.

A limpeza ajuda a afastar insetos como pernilongos e a mosca branca "expulsa" das lavouras, mosquitinhos bastante conhecidos por quem pratica caminhadas ou corridas nas margens do "Corguinho".

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Lysias, a população deve ajudar a manter e preservar os locais limpos, a fim de auxiliar o meio ambiente, a saúde pública, o visual da cidade e, com efeito, a qualidade de vida da própria população.

faxina 0005
Limpar as margens e o leito do "corguinho" é uma das prioridades

faxina 0006
Para matar as ervas daninhas (folha larga), é necessário o uso de produto químico