Quase tudo pronto para a 268ª Romaria de Santo Antônio do Boqueirão

Uma comitiva liderada pelo prefeito Delvito Alves esteve no Distrito de Santo Antônio do Boqueirão na manhã desta segunda-feira (6/6) para acompanhar os preparativos da estrutura para a festa (e romaria) de Santo Antônio, que este ano comemora 268 anos.

O distrito (distante 44 km da cidade) já está recebendo romeiros, vindos de várias partes, mas o ponto alto da festa ocorre entre os dias 9 e 14 de junho, com o pico em 13 de junho (segunda-feira), Dia de Santo Antônio e feriado municipal em Unaí.

A Prefeitura é parceira na construção ou recuperação da infraestrutura que circunda a festa, atuando para garantir boas condições das vias de acesso, aparato de saúde (com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem), coleta de lixo, limpeza de fossas, entre outras demandas.

Nos principais dias da festa, cerca de 10 mil pessoas devem circular pelo distrito diariamente, número que pode chegar a 15 mil no dia de Santo Antônio.

De acordo com Delvito Alves, numa festa "grandiosa e tradicional" como esta, a presença da prefeitura é indispensável.

"A Administração é obrigada a dar suporte a esta festa que faz parte do calendário cultural do município", afirmou, lembrando que a principal contribuição do seu governo foi ter instalado a energia elétrica trifásica no distrito de Santo Antônio do Boqueirão em 2014.

Ele explicou que, antes dessa ação municipal, era só começar a festa e o problema da falta de energia elétrica prejudicava não só o distrito, mas as fazendas de toda a região.

"Nós corrigimos definitivamente esse problema com a instalação da energia trifásica em 2014", afirmou Delvito.

Representando a Arsab (Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão), Adão Salgado também celebrou a rede elétrica como grande conquista para a festa. "A instalação da energia trifásica é histórica dentro da romaria", pontuou.

Estrada

Uma das preocupações da Administração Municipal, porque envolve a segurança de condutores de veículos (carros, motos, bicicletas, cavalos... ou mesmo pedestres) – já que muitos vão a pé ao local, para manter a tradição ou pagar promessas – é o esforço de nivelar, encascalhar e manter molhados os 22 km de estrada de terra que separa o distrito da BR-251.

Segundo o secretário municipal de Obras, Infraestrutura, Trânsito e Serviços Urbanos (Semoit), João Lúcio Lima, entre os dias 9 e 14, "a estrada será recuperada e molhada continuamente". Seis caminhões-pipa deverão ser usados nesta tarefa.

Outra iniciativa está sendo a colocação de placas de sinalização em pontos estratégicos da estrada, a fim de evitar acidentes.

A Semoit também está providenciando caminhões para recolher o lixo do entorno da festa e ainda um caminhão limpa-fossas para desobstrução dos banheiros.

"A Prefeitura fará todo o possível para cumprir essa parceria da melhor maneira possível", afirma João Lúcio.

Segurança

Os comandantes da Polícia Militar coronel Braga (16ª RPM) e tenente-coronel Lemos (28º BPM) também acompanharam o prefeito Delvito durante a visita ao distrito.

Um efetivo policial militar estará presente durante todos os dias da festa, a fim de garantir a ordem e a segurança, inclusive na organização do trânsito.

A previsão é que 25 militares façam o policiamento ostensivo comandados por um tenente.

"A polícia é uma parceira da comunidade. E numa festa com público tão grande, é necessário que as pessoas se respeitem", salientou o tenente-coronel Lemos.

Adão Salgado lembra que nos principais dias da festa, os motoristas devem ficar atentos para os locais de estacionamento (com segurança e iluminação), bem como evitar o uso de sons automotivos (que será proibido durante a romaria).

"São 268 anos de romaria, e para cá vêm pessoas de várias partes. O importante é que as pessoas venham para a romaria com espírito ordeiro, cheias de fé e amor, principalmente porque é uma festa religiosa", disse Adão Salgado, em nome da Arsab.

boqueiraoo 0006
Prefeito e comitiva visitaram o distrito para saber como estão os preparativos para a festa

boqueiraoo 0004
Comandantes militares também estiveram presentes para avaliar o policiamento do local