Delvito recebe representantes da Ride para discutir desenvolvimento no Entorno do DF

O prefeito Delvito Alves recebeu, na terça-feira (28/4), o subsecretário de Apoio e Fomento da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride – DF), Itamar da Silva Lima, e o diretor de Planejamento da Ride – DF, Marcos Soares. Vieram a Unaí com um recado do Governo do Distrito Federal de que há intenção de "fortalecer os municípios do entorno do DF, e reduzir a dependência desses municípios em relação a Brasília".

De acordo com os emissários da Ride, o governador Rodrigo Rollemberg quer apostar na expansão dos projetos de fomento em direção aos municípios que fazem parte do Entorno (Unaí é um deles), nos casos em que o Distrito Federal não comporte mais os serviços demandados.

Se o DF não comportar determinada modalidade de produção industrial, por exemplo, ou de prestação de serviço, o governo projeta deslocar os investimentos para outros municípios do entorno, inclusive com geração de empregos locais. Com isso, o governo pretende desafogar o Distrito Federal e fortalecer a região do Entorno, que possui municípios com grande dependência do DF.

"Essa proposta é realmente interessante. Vamos estar em contato constante com o subsecretário que representa a Ride, para tentarmos viabilizar os planos do DF e negociarmos a atração dos investimentos. Se o governador Rollemberg dispensar essa atenção aos municípios do Entorno, será positivo para todos nós", afirmou o prefeito Delvito.

Região Integrada

A Ride – DF é constituída pelo Distrito Federal, pelos municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa, no Estado de Goiás, e de Unaí, Buritis e Cabeceira Grande, no Estado de Minas Gerais.

Enquanto institucionalidade legalmente constituída, a RIDE tem prioridade no recebimento de recursos públicos destinados a investimentos que estejam de acordo com os interesses consensuados entre os entes. Esses recursos devem contemplar demandas por equipamentos e serviços públicos, fomentar arranjos produtivos locais, propiciar o ordenamento territorial e assim promover o seu desenvolvimento integrado.

ride 0001
Prefeito Delvito ladeado pelos representantes da Ride-DF, no gabinete da Prefeitura de Unaí