Prefeito e diretor do SAAE repudiam boatos sobre venda da autarquia municipal

O prefeito Delvito Alves e o diretor-geral do Serviço Municipal de Saneamento Básico (SAAE), Petrônio Cordeiro Valadares, repudiaram "boatos sobre a intenção de o município vender a autarquia municipal para a Copasa", empresa de saneamento do Estado de Minas Gerais. Para cortar pela raiz o que chamou de "boato injusto e covarde", o prefeito reuniu a imprensa local nessa quinta-feira (10/4).

"Uma cidade de 100 mil habitantes não pode viver em torno de boatarias. Temos de viver sustentados em fatos reais, fatos verdadeiros. Nunca houve essa possibilidade de venda do SAAE, porque para nós ele é intocável, um patrimônio do município, um patrimônio da população de Unaí", afirmou Delvito.

De acordo com Petrônio, rede de boatarias é coisa preocupante e causa indignação. "Isso não contribui para a melhoria e para os avanços da cidade. Unaí não merece esse tipo de coisa", disse.

O prefeito ressaltou que, ao contrário do que "opositores" divulgaram de forma leviana e irresponsável, a administração pretende fazer investimentos para modernizar a estrutura do SAAE, para ampliar a capacidade de prestação de serviço.

"Estamos fazendo levantamentos, e já existe possibilidade real de aporte de recursos do governo federal, via Ministério das Cidades, porque eles já sabem da gravidade do problema em Unaí", afirmou Delvito.

Petrônio disse que a cidade está abastecida e que a distribuição de água está controlada. Porém, ele admitiu vulnerabilidades no sistema. "Não temos reservatórios e não há sistema confiável de distribuição de água", afirmou. "Se faltar energia elétrica na captação ou na estação de tratamento, ele explicou, dentro de duas horas a cidade ficará sem água".

Os recursos pleiteados no Ministério das Cidades serão usados na melhoria do sistema e na instalação de grandes reservatórios de água. De acordo com Delvito, caso o pleito seja atendido, os recursos para a reforma do sistema do SAAE podem chegar a R$ 25 milhões.

"Reafirmo o compromisso com a autarquia e com os cidadãos unaienses. Queremos fortalecer o SAAE, cada vez mais, com investimentos oriundos do governo do estado e do governo federal", arrematou o prefeito.

saae 0001
Prefeito Delvito e diretor-geral do SAAE, Petrônio Cordeiro, negam pretensão de "vender autarquia"