Sebrae quer intensificar parceria com Prefeitura

O prefeito Delvito Alves recebeu na tarde desta terça-feira (26/11) a representação do Sebrae Noroeste. O gerente regional, William Rodrigues Brito, acompanhado por assessores e técnicos estiveram no gabinete para apresentar os trabalhos realizados pela entidade ao longo de 2013 e sondar a possibilidade de ampliar a parceria com o município no ano que vem.

William Rodrigues enfatizou que Unaí possui mais de 4.000 pequenas e microempresas, as quais geram mais de 99% dos empregos privados na cidade. Esse quadro, na opinião do gerente regional, precisa estimular trabalhos de parceria que envolvam entidades empresariais, Sebrae e poder público.

Num primeiro momento, segundo o gerente, o município pode incentivar o segmento comprando mais das pequenas e microempresas, além de fomentar capacitações, apoiar o acesso à inovação técnica e créditos para investimentos.

O prefeito Delvito concordou com a importância da parceria e lembrou que o momento é de atração de empreendedores (em sua maioria, micro e pequenos), já que investimentos estão chegando à cidade, alavancados pela perspectiva de implantação da universidade federal.

Para estimular o setor, o prefeito disse à equipe do Sebrae que pretende criar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para cuidar da interlocução com o segmento da micro e pequena empresa e planejar o desenvolvimento econômico do município.

A Prefeitura já é parceira do Sebrae em programa de capacitação de fornecedores, subsidiando 50% do valor do treinamento. "Com a ajuda da Prefeitura, a capacitação fica mais barata, e um número maior de pequenas e microempresas têm acesso", disse Wiliam.

Outro ponto discutido com o prefeito é a possibilidade de inserção dos temas "cooperativismo e empreendedorismo" na grade curricular das escolas do município, para alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. "Vamos verificar a viabilidade disso com a Secretaria Municipal da Educação. Quem sabe Unaí, num futuro próximo, tenha empresários com visão diferente de cooperação, associação, enfim, empreendendo de forma diferenciada", assinalou William.

Após ouvir os pleitos, Delvito afirmou a continuidade das parcerias com o Sebrae, ao revelar a clara convicção da necessidade de se apoiar a pequena e microempresa, considerada a grande geradora de emprego em Unaí e importante força motriz da economia municipal.

Diretrizes e ações conjuntas Prefeitura-Sebrae devem ser discutidas e elaboradas para implantação em 2014.

sebrae 0001
Para a reunião, o prefeito recebeu a equipe do Sebrae Noroeste com a vereadora Dorinha Melgaço,
o secretário municipal Adriano Dib e o diretor Sanderson Pereira (Agricultura)